O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para a próxima edição do Fórum Econômico Internacional em São Petersburgo, que será realizado entre 14 e 17 de junho.
O convite foi entregue por meio do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante sua visita a Brasília na última segunda-feira (17/04).
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, anunciou o convite durante coletiva de imprensa após o encontro com seu homólogo russo, afirmando que o governo brasileiro deve confirmar a participação de Lula.
Segundo o site oficial do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), o evento é realizado anualmente desde 1997; tendo a participação do presidente russo desde 2006.
“Ao longo das últimas mais de duas décadas o SPIEF se transformou em um dos principais espaços para a comunicação entre os representantes da comunidade empresarial e a discussão das principais questões econômicas enfrentadas pela Rússia, mercados emergentes e o mundo em geral”, informa o portal.
Wikicommons
Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo é realizado anualmente desde 1997; tendo a participação do presidente russo desde 2006
O chanceler russo também detalhou sobre o encontro que as partes “analisaram detalhadamente o andamento do trabalho conjunto para fortalecer a parceria estratégica russo-brasileira” e “trocaram opiniões sobre a situação e as perspectivas para o desenvolvimento da cooperação bilateral nos campos político, material, culturais e humanitários”.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia observou que “foi dada atenção especial a questões-chave da agenda global e questões regionais, incluindo a interação entre os dois países em plataformas multilaterais, como a ONU e seu Conselho de Segurança, os BRICS e o G20.
O Brasil foi o primeiro destino da viagem do chanceler russo à América Latina, na qual ele também visitará Venezuela, Nicarágua e Cuba.
(*) Com TeleSUR