O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, felicitou a atleta venezuelana Yulimar Rojas pela conquista da medalha de ouro e pelo recorde mundial alcançado no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Em vídeo veiculado nas redes sociais do presidente no último domingo (01/08), Maduro chama Yulimar de “rainha de Tóquio”.
“Eu sei que você se transformou em uma extraterrestre!”, disse Maduro, afirmando que o salto da atleta tinha sido “incrível”. Rojas agradece o presidente e diz estar muito feliz “por ter feito história”.
“Foi uma noite mágica para mim. Estou feliz e contente por ter dado essa alegria ao meu país, por ter dado tudo na pista e por ter feito história”, disse.
Rojas é treinada pelo cubano Ivan Pedroso e conquistou a medalha de ouro no salto triplo batendo o recorde mundial com 15,67 metros. Até então, 15,50 metros era o número recorde registrado há 26 anos pela ucraniana Inessa Kravets.
A atleta venezuelana, que já tinha tido um bom desempenho no primeiro salto da prova, tendo batido o recorde olímpico ao alcançar 15,41 metros, conseguiu bater o marco histórico em sua quinta e última tentativa da competição, que aconteceu no Novo Estádio Nacional em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos.
Yulimar Rojas/Twitter
Yulimar Rojas, natural de Caracas, se tornou recordista mundial em salto triplo no último domingo (01/08)
“Estou muito feliz que meu povo na Venezuela conseguiu ver os Jogos Olímpicos, pôde me apoiar”, disse Rojas na conversa com Maduro, apontando também que sua vitória é como “uma porta se abrindo a milhares de crianças” que passam a ter como referência os diversos atletas da delegação venezuelana, que segundo ela, “deram tudo de si”.
Recordista, Rojas afirmou que as vitórias olímpicas representam exemplo de trabalho e de superação. “Somos de uma terra guerreira, de luta e de gente bonita”, declarou a Maduro. “Estou muito feliz de ser parte do país mais bonito do mundo, a Venezuela”, disse.
Natural de Caracas, Yulimar Rojas se tornou a primeira mulher venezuelana a conquistar uma medalha de ouro pelo país. “Esses triunfos são para você, minha Venezuela!”, declarou no Twitter.
A atleta também afirmou que “o autor de tudo que estamos vivenciando” é o treinador cubano Iván Pedroso: “homem sábio!”. Ele também conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em Sidney, em 2000.