A União Africana (UA), grupo que reúne os 55 países da África, se tornou membro permanente do G20 neste sábado (09/09), na abertura da cúpula de líderes em Nova Délhi.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, após o fim de seu discurso de introdução. O premiê convidou o presidente da UA, Azali Assoumani, também mandatário de Comores, para assumir seu lugar entre os Estados-membros.
For a #G20, which is more inclusive and more vocal for Global South!
PM @narendramodi warmly invites President @_AfricanUnion & Comoros Azali Assoumani to join other G20 leaders as African Union becomes a permanent member of the G20.
A key outcome of #G20India. pic.twitter.com/ScLTGkQ4G1
— G20 India (@g20org) September 9, 2023
Assoumani se sentou entre os líderes, enquanto um funcionário colocava na mesa a placa com o nome da União Africana e a bandeira da organização, que se junta a 19 países e à União Europeia no G20.
Flickr/Palácio do Planalto
Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, após o fim de seu discurso de introdução
“Estou honrado em acolher a União Africana como membro permanente da família do G20. Isso reforçará a voz do Sul Global”, afirmou Modi por meio das redes sociais.
Até a entrada da UA, a África do Sul era o único país do continente no G20, que surgiu na esteira da crise de 2008 para dar mais voz a nações emergentes no cenário internacional.
(*) Com Ansa