Segunda-feira, 16 de junho de 2025
APOIE
Menu

Trabalhadores do ABC paulista têm seus relatos de resistência operária e perseguições políticas sofridas durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) registradas na exposição Histórias da Nossa Classe, nesta quarta-feira (31/05), na Câmara Municipal de Diadema. 

Com o objetivo de combater o negacionismo sobre a existência da ditadura militar no Brasil, a exposição é inspirada pelas reportagens de José Igor em uma parceria entre a Associação Heinrich Plagge e Opera Mundi, disponíveis no canal do YouTube do portal. 

“Histórias da Nossa Classe é para lembrar que a ditadura militar no Brasil aconteceu. Jovens trabalhadores tiveram seus futuros interrompidos e os generais tiveram apoio tanto dos Estados Unidos quanto da burguesia nacional e internacional”, informa Igor sobre a relevância da exposição sobre tal período histórico.  

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Também nesta quarta e como parte do evento, por serviços prestados em defesa da Democracia e dos Direitos Humanos, o prefeito da cidade paulista de Diadema, José Filippi, recebe na próxima a medalha Lúcio Bellentani. 

Para combater negacionismo sobre ditadura, exposição é inspirada por reportagens sobre perseguição política da época, disponíveis no canal de Opera Mundi

Divulgação

Exposição Histórias da Nossa Classe acontece na próxima quarta-feira (31/05)

”Filippi, como homem público, tem a história marcada pela defesa da democracia e dos direitos humanos. Como gestor, cada passo seu revela alguém comprometido a semear no mundo a cultura de paz e o respeito aos direitos humanos”, declarou Tarcísio Tadeu Pereira, presidente da Associação Heinrich Plagge. 

O evento que ocorre a partir das 18h é organizado pela Associação Heinrich Plagge, uma entidade que congrega trabalhadores que foram presos, perseguidos no regime militar e que realizaram o primeiro acordo nos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho. Fazendo assim a empresa Volkswagen ser primeira a assinar o acordo de reparação com os trabalhadores perseguidos nos duros anos do Regime Militar brasileiro.

Serviço:

Sessão Solene Medalha Lúcio Bellentani e Exposição Histórias da Nossa Classe

Data: 31/05 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal de Diadema 

Endereço: Av Antonio Piranga 474 – Centro – Diadema