O grupo Talibã capturou três outras capitais provinciais no Afeganistão, assumindo o controle de um total de nove grandes cidades em menos de uma semana, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exortou os afegãos a “lutarem por si próprios”.
Na terça-feira (10/08), a cidade de Farah, capital da província de mesmo nome, bem como a província de Baghlan, Puli Khumri, localizada a apenas 200 quilômetros de Cabul, caiu nas mãos do grupo, informou a AFP. Nesta quarta-feira (11/08), a agência informou que o Taleban também assumiu o controle de Faizabad, na província de Badakhshan, no norte.
Anteriormente, o Talibã havia conquistado Zaranj (província de Nimroz), Sheberghan (Jauzján), Sar-e Pul (Sar-e Pul), Taloqan (Takhar), Kunduz (Kunduz) e Aibak (Samangan).
O rápido avanço do Talibã ocorre ao mesmo tempo em que dezenas de milhares de pessoas fogem de suas casas no norte do país para a relativa segurança de Cabul e de outros centros urbanos.
A violência no Afeganistão aumentou à medida que as tropas dos EUA e seus aliados se retiravam, em um processo que deve ser concluído no final de agosto. Na terça-feira, Joe Biden disse que não lamenta sua decisão de retirar as forças e pediu aos afegãos que “lutem por si próprios” e “lutem por sua nação”.
No entanto, o presidente prometeu que Washington manterá seus compromissos de fornecer apoio aéreo, reabastecer as forças afegãs com alimentos e equipamentos e pagar seus salários.
Os avanços do Talibã geraram recriminações pela retirada das forças estrangeiras. No entanto, o governo Biden continua determinado a seguir seu plano para encerrar a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão. O Comando Central dos EUA já anunciou que a saída das tropas já estava 95% concluída.
Lonni Freidman/FlickrCC
Talibã tem avançado no território afegão após começo de saída dos EUA