A exemplo de qualquer estilo de música, o hip hop tem suas raízes em outras formas já existentes e sua evolução foi moldada por diversos artistas.
Este é um caso porém a ser notado porque surgiu precisamente em 11 de agosto de 1973, numa festa de aniversário em um salão de um prédio no West Bronx, cidade de Nova York.
O edifício se localizava na avenida Sedwick, 1520, e o homem que agia como mestre de cerimônias dessa festa histórica era Clive Campbell, irmão da menina que aniversariava, mais conhecido para a história como DJ Kool Herc, pai fundador do hip hop.
Quem foi DJ Kool Herc?
Nascido e criado até os 10 anos em Kingston, Jamaica, DJ Kool Herc começou a rodar seus discos em festas e nos intervalos das apresentações da banda em que seu pai tocava, quando ainda era adolescente no começo dos anos 1970. Herc frequentemente imitava o estilo dos DJs jamaicanos.
No entanto, adicionava uma fala enquanto fazia girar o disco. Porém seu significado histórico nada tem a ver com o rap. A contribuição de Kool Herc ao hip hop foi ainda mais fundamental.
A inovação distintiva do DJ Kool Herc surgiu da observação de como as multidões reagiam as diferentes partes dos discos fossem tocados: “Percebi que as pessoas costumavam esperar por uma determinada parte do disco para dançar, talvez devido ao seu peculiar modo de se movimentar”.
Esses momentos tendiam a ocorrer nos breques em que só a bateria tocava – passagens do disco quando os vocais e outros instrumentos cessavam de cantar e tocar completamente substituídas por um ou dois intervalos de puro ritmo.
O que Kool Herc decidiu fazer foi usar os dois toca-discos num característica disposição de um DJ – não como meio de fazer uma suave transição entre dois discos, mas como meio de ir e voltar repetidamente entre duas cópias de um mesmo disco, estendendo desse modo a curta intervenção da bateria que os dançantes mais gostavam de ouvir. Chamava esse truque de “Merry Go-Round”.
WikiCommons
Gênero surgiu quando DJ jamaicano Kool Herc começou a rodar seus discos em festas
Hoje é conhecido como “break beat.” Breakbeat é uma vertente da música eletrônica, com a técnica do back-to-back, dois discos iguais e um mixer.
Cultura Breakbeat e o hip hop
O Breakbeat é mais conhecido como uma música que se caracteriza pelos samplers de ritmos hip-hop, funk e eletro, e que logo se modificam e se alteram para criar os denominados “breaks”.
A cultura Breakbeat é extensa e tem suas raízes no techno do início dos anos 1980 e no hip-hop. Ela alcançou sua expansão mais importante quando artistas incorporaram estes breakbeats ao hardcore techno, com suas tonalidades escuras e rápidas que pouco a pouco se transformaram em um novo estilo: o jungle, posteriormente denominado drum-and-bass.
O Breakbeat se manteve como um ritmo próprio e passou a nutrir novas formas e subgêneros: o BigBeat (que incorpora elementos do rock), o AcidBreak (com TB-303s), o EletroBreak (mais sintético), o FunkyBreak (com elementos funk), dentre outros.
No verão de 1973, o DJ Kool Herc vinha usando e refinando seu estilo ‘break-beat’ na maior parte do ano. A festa de sua irmã de 11 de agosto foi o ponto de partido, colocando-o posteriormente diante da maior plateia que jamais o assistira, valendo-se do mais poderoso sistema de som com o que jamais trabalhara. Foi um enorme sucesso e deu inicio a uma revolução musical, seis anos antes que a expressão “hip hop” entrasse no vocabulário popular.
Também nesta data:
1919 – Alemanha adota primeira constituição republicana
1934 – Prisão de Alcatraz recebe os primeiros detentos civis
1952 – Hussein assume o trono da Jordânia e reina até sua morte, em 1999