O governo da Venezuela anunciou nesta quinta-feira (30/01) o retorno de mais 250 venezuelanos que estavam vivendo no Peru, afirmou o Ministério das Relações Exteriores através de um comunicado.
A volta dos migrantes se deu através do programa estatal denominado Plano Volta à Pátria. Os 250 venezuelanos foram transportados por um avião do modelo Airbus 340-200, batizado com o nome do libertador Simón Bolívar, disponibilizado pela companhia aérea estatal Conviasa.
O ministro das Relações Exteriores do país, Jorge Arreaza, celebrou a chegada do venezuelanos, afirmando que o retorno foi possível graças à “ponte aérea” do governo de Nicolás Maduro.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Reprodução
250 venezuelanos voltaram ao país com o Plano Volta à Pátria
“Agora aterrissam na Venezuela 250 compatriotas que estavam no Peru. Regressam a sua terra graças à ponte aérea estabelecida pelo governo bolivariano através do Plano Volta à Pátria”, disse Arreaza.
#AHORA arriban a Venezuela 250 compatriotas provenientes de Perú. Regresan a su tierra gracias al puente aéreo establecido por el Gobierno Bolivariano a través del #PlanVueltaALaPatria
¡Bienvenid@s! ¡La Patria de Bolívar y Chávez los recibe para seguir avanzando junt@s! pic.twitter.com/piBYtHvB1E
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 30, 2020
“O dinheiro não era suficiente para nada, não podíamos dar um agrado, nem mesmo um sorvete, apenas aluguel e comida. Aqui no Peru morávamos em um quarto pequeno e muito caro, não tínhamos cama nem TV, só um colchão no chão”, disse um dos migrantes que retornou à Venezuela com sua família, citado pela chancelaria.
De acordo com a chancelaria venezuelana, desde a sua criação, em 2018, o plano de repatriação do governo já possibilitou o retorno de 16 mil venezuelanos que viviam em outros países do continente latino-americano para sua terra natal.
(*) Com Sputnik.