O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta terça-feira (03/09) um “alerta laranja” nos estados que fazem fronteira com a Colômbia. Segundo Caracas, a medida foi tomada após a ocorrência de falsos positivos gerados pelo governo colombiano para provocar uma guerra contra o país vizinho.
“Ordenei o comandante Estratégico Operacional da Força Armada Nacional Bolivariana e todas as unidades militares da fronteira a declarar um alerta laranja frente à ameaça de agressão da Colômbia contra a Venezuela”, afirmou Maduro.
Durante discurso realizado na Universidade Militar Bolivariana, em Caracas, o presidente disse que esta ordem é uma resposta a ações que o presidente colombiano Iván Duque pretende realizar nas fronteiras entre os países.
“O governo da Colômbia não só mentiu para a Colômbia em uma guerra que se recrudesce, mas também agora pretende gerar falsos positivos para agredir a Venezuela e começar um conflito militar contra nosso país”, disse o mandatário.
Maduro ainda afirmou que “nós devemos nos colocar em estado de alerta, devemos mover nossas forças e devemos dizer ao mundo que a Venezuela é um país de paz e não aceitar que nenhuma agressão venha da Colômbia”.
AVN
Segundo Maduro, o governo de Iván Duque "não quer paz, que a guerra, quer violência e lamentamos isso"
Segundo o presidente chavista, o governo de Iván Duque “não quer paz, quer guerra, quer violência e nós lamentamos isso”.
“Agora quer acusar a Venezuela de ser o causador de uma guerra de 70 anos na Colômbia. Eu digo, como comandante em chefe, que essa guerra é da Colômbia e lamentavelmente está se recrudescendo apensar dos acordos de paz”, disse Maduro sobre as declarações de Duque dizendo que o governo venezuelano estaria abrigando dissidentes das Farc que retornaram à luta armada.
*Com AVN