O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou nesta quinta-feira (21/02) o fechamento da fronteira terrestre do país com o Brasil a partir das 20h (horário local, 21h em Brasília). O anúncio foi feito pela TV durante uma reunião do mandatário com o alto comando das Forças Armadas.
O mandatário disse que esta é uma “medida de prevenção”. “Desde hoje, fechada a fronteira com o Brasil. Todas as medidas de segurança até novo aviso”, disse.
Até o momento, nem o Itamaraty, nem o Palácio do Planalto se pronunciaram sobre a decisão.
Maduro afirmou que avalia fazer o mesmo com a Colômbia. “Estou avaliando um fechamento total da fronteira com a Colômbia. Quero que ela seja uma fronteira dinâmica e aberta, mas sem provocações, sem agressões, porque estou obrigado, como chefe de Estado, chefe de Governo e comandante-em-chefe da Força Armada Nacional Bolivariana a garantir a tranquilidade e a paz”, disse.
A ação segue a decisão do governo venezuelano de interromper o transporte aéreo e marítimo entre o país e as ilhas caribenhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, anunciada na quarta (20/02) pela vice-presidente Delcy Rodríguez.
Presidencial Venezuela
Maduro anunciou fechamento da fronteira com Brasil