Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu


Soldados do batalhão religioso de Nahal, das Forças de Defesa de Israel. Foto Wikimedia Commons

As Forças de Defesa de Israel tem que enfrentar muitas ameaças: o Irã, o Hezbollah, soldados mulheres cantando… Sim, acredite: a ameaça que as coristas do exército representam à liberdade religiosa tem sido objeto de debate no país. Soldados judeus ortodoxos acreditam que uma mulher cantando é um ato de indecência pública, e não admitem assistir a cerimônias militares em que as coristas se apresentem. Segundo um rabino ultraconservador, “estamos próximos de uma situação em que teremos que dizer aos soldados: 'vocês tem que abandonar estes eventos mesmo que um esquadrão esteja a postos na saída, pronto para matar vocês'”. Já houve episódios em que os soldados se recusaram a participar de exercícios de paraquedismo porque a instrutora deu um tapinha de incentivo nas costas, e insistiram que a treinadora não podia ir na frente durante os exercícios de corrida.

Segundo o artigo da revista The American Prospect, a ideia de que uma mulher não possa ser nem vista nem ouvida é suficientemente ofensiva, e é uma representação errada do Judaísmo. Mas a presença feminina não é a verdadeira preocupação dos rabinos da extrema direita. O ataque às mulheres é na realidade uma disputa de poder, com os rabinos querendo prevalecer sobre as ordens militares.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Silenciar e segregar as mulheres é por si só uma importante questão política, e a suposta proteção da liberdade religiosa viola o direito à igualdade. Mas colocar as mulheres no papel de 'portadoras da tentação' é somente uma tática. O objetivo estratégico é estabelecer um programa político reacionário disfarçado de religião.” Qualquer semelhança com o ataque à contracepção nos Estados Unidos e a questão do aborto no Brasil é mera coincidência.

O artigo completo, em inglês, pode ser lido no site da revista The American Prospect

 

Assine a revista Samuel. Apoie a imprensa independente.

Uma tentativa de aumentar o poder dos ultraconservadores no país

NULL

NULL