Nenhum livro de história sobre o século 20 poderá omitir a figura de Fidel Castro, um dos líderes mais controversos do seu tempo. Responsável por uma revolução que tirou milhares de cubanos da miséria e garantiu o acesso a direitos fundamentais básicos a todos os moradores da ilha, foi, também, pivô da Crise dos Mísseis de 1962, que deixou o mundo à beira de uma guerra nuclear durante a Guerra Fria.
Seu governo, o mais longevo do continente, sobreviveu ao período de ditaduras militares na América Latina e ofereceu refúgio aos militantes perseguidos nos a. Já no período de abertura democrática, encontrou forte respaldo, principalmente com a chegada do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez ao poder em 1999 e o surgimento do bolivarianismo, ou socialismo do século 21, que resgatou parte do legado comunista da ilha.
O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu nesta sexta-feira (25/11) aos 90 anos de idade, como informou seu irmão, o atual mandatário do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal: “com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”.
NULL
NULL