Imagem via rebeccalasagna
Já pensou encontrar sua alma gêmea através de um aplicativo no seu smartphone? Segundo a revista italiana Studio, é isso que os “proximity apps” podem proporcionar. Highlight, Banjo e Glancee são alguns dos aplicativos que aproximam pessoas com interesses em comum, baseados em seus perfis nas redes sociais. O Highlight, por exemplo, se conecta com a sua conta no Facebook e registra os seus dados e a páginas que você “curtiu” em um perfil, onde seus gostos musicais, literários, sexuais e afins, além da sua foto, ficam em destaque. O aplicativo, então, localiza os perfis geograficamente, alertando o dono do smartphone quando um usuário que compartilhe dos mesmos interesses pode ser encontrado nas redondezas.
As possibilidades são tentadoras, mas para a revista Studio, a imagem de um “catálogo de indivíduos”, divididos por seus gostos musicais ou culinários parece um pouco perturbadora. “Você recebe um alerta com uma ficha, um currículo, para poder escolher se aproximar-se de outro ser humano. As relações sociais se apresentam portanto como um tipo de partida ou batalha: planeja-se o ataque (pacífico, é bom ressaltar) a um dado objetivo após ter estudado os hábitos, gostos e idiossincrasias do sujeito, do mesmo modo em que opera a espionagem internacional.”
Vale lembrar que na breve história dos apps de azaração, os homens homossexuais foram os primeiros a ser contemplados com o pioneiro Grindr, lançado em 2009. Diferentemente do Highlight, porém, o Grindr é para os interessados em sexo casual. O amor nos tempos do smartphone anda mesmo complicado… Não custa contar com o empurrãozinho de um app para os corações solitários.
–
Fonte: Studio (em italiano)
–
NULL
NULL