As intensas chuvas registradas nas últimas horas do domingo (26/02) em vários departamentos do Paraguai na fronteira com o Brasil causaram cortes de energia, áreas inundadas e pelo menos 4.000 famílias afetadas, informaram fontes oficiais.
Os departamentos afetados pelas chuvas intensas são Alto Paraguai, Amambay, Concepción e San Pedro. A prefeita da cidade de San Lázaro, no departamento de Concepción, Joaquina Azuaga, informou aos meios de comunicação locais que as fortes chuvas no departamento nordestino de Concepción começaram no início da manhã de domingo e continuaram ininterruptas.
“A situação pela qual estamos passando é desesperadora. Estamos numa inundação total da cidade, estamos debaixo de água”, disse o responsável, acrescentando que não há serviço de eletricidade.
A Secretaria Nacional de Emergências (SEN) estimou cerca de 4.000 famílias afetadas pelas chuvas dos últimos dias nas regiões norte e noroeste do país, sendo 1.500 famílias afetadas em 15 bairros da cidade de San Lázaro.
Twitter/SEN Paraguay
Equipes operacionais trabalham avaliando danos e assistindo famílias no departamento de Concepción
No município de Puerto Casado, no departamento de Alto Paraguai, os deslocados são estimados em cerca de 1.700 famílias, entre indígenas e comunidades rurais, segundo o SEN.
#Asistencias | La SEN en coordinación con autoridades locales asisten a familias afectadas por el desborde del Río Apa en el distrito de Vallemi, Departamento de Concepción.#SENasiste?? pic.twitter.com/a16QX1Em00
— SEN Paraguay ?? (@senparaguay) February 26, 2023
Em Puerto Sastre, também no Alto Paraguai, entre 200 e 250 famílias precisam de alimentos, uma vez as chuvas cortaram o abastecimento. No município de Bella Vista Norte, departamento de Amambay, cerca de 600 famílias foram afetadas pelo transbordamento do rio Apa.
(*) Com TeleSUR