As quatro crianças que estavam há 16 dias desaparecidas após a queda de um avião monomotor no sul da Colômbia foram encontradas, afirmou nesta quarta-feira (17/05) o governo colombiano.
“Após árduos esforços de busca pelas nossas Forças Armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas devido à queda de um avião em Guaviare. Uma alegria para o país”, salientou o presidente colombiano, Gustavo Petro.
As quatro crianças do povo indígena uitoto, incluindo um bebê de 11 meses, desapareceram na selva amazônica após a queda, em 1º de maio, do pequeno avião Cessna 206 no qual viajavam com a mãe, de 33 anos, encontrada morta no início desta semana, no local do acidente, juntamente com outros dois adultos que estavam a bordo.
Além do bebê de 11 meses, estavam desaparecidas três crianças de 13, 9 e 4 anos. O Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) comunicou ter recebido informações “de campo” de que as crianças foram encontradas em bom estado de saúde.
O comunicado do ICBF indica que as crianças foram localizadas, mas não pelas equipes de resgate. As Forças Armadas, que lideram as buscas, não confirmaram a localização.
Operação Esperança
Mais de cem militares, auxiliados por cães farejadores, estiveram empenhados nas buscas, que foram intensificadas após a descoberta de pistas que sugeriam que as crianças ainda podiam estar vivas.
Juancho Torres/AA/picture alliance
Floresta Amazônica na região de Guaviare, onde ocorreu acidente com avião monomotor
A Força Aérea uniu-se à chamada Operação Esperança com três helicópteros, que sobrevoaram a selva densa. Um deles carregava um alto-falante “capaz de cobrir uma área de cerca de 1.500 metros” com uma mensagem gravada pela avó das crianças. Na língua uitoto, a mulher dizia aos netos que estavam sendo procurados e pedia que não continuassem avançando pela selva.
A localização de uma tesoura escolar, uma fita de cabelo, uma mamadeira e restos de frutas silvestres mordidas, entres outros objetos, no meio da mata deu esperança às equipes de resgate, que, nesta terça-feira, também descobriram um abrigo improvisado feito de gravetos e galhos e acreditavam que haveria pelo menos um sobrevivente.
Causa do acidente desconhecida
O Cessna 206 havia desaparecido dos radares em 1º de maio nas proximidades de San José del Guaviare, capital do departamento de Guaviare e um polo urbano da selva amazônica colombiana, para onde deveria ir.
As causas do acidente ainda não foram determinadas. Segundo a defesa civil, o piloto havia relatado problemas no motor do avião antes de este desaparecer dos radares.
Segundo a Organização Indígena da Colômbia, os uitoto vivem em harmonia com as condições hostis da Amazônia e preservam tradições como a caça, a pesca e a coleta de frutas silvestres.