O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, usou as redes sociais neste sábado (08/06) para se despedir e homenagear a economista Maria da Conceição Tavares, que morreu nesta manhã aos 94 anos.
Lula disse que teve o “prazer e honra” de conviver com a intelectual que “adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares”. Tavares nasceu em Portugal e, fugindo da ditadura salazarista, naturalizou-se brasileira em 1957.
“Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social. […] Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil”, disse o mandatário.
Maria da Conceição Tavares é considerada uma referência no pensamento desenvolvimentista e teve passagens importantes pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
O mandatário recordou sua importância, destacando que ainda hoje as aulas administradas por ela “são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta”.
“Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”, desejou Lula ao finalizar a mensagem.
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas… pic.twitter.com/dBfSIcq8LL
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2024
Quem foi Maria da Conceição Tavares
Maria da Conceição Tavares nasceu em Anadia, em Aveiro, Portugal, e cresceu em Lisboa, filha de uma mãe católica e um pai anarquista que abrigava refugiados da Guerra Civil Espanhola durante a era Salazar. Iniciou sua formação em Engenharia na Universidade de Lisboa, mas logo se transferiu para Ciências Matemáticas, licenciando-se em 1953.
Em 1954, fugindo da ditadura salazarista, Conceição Tavares se mudou para o Brasil, onde iniciou sua carreira como estatística no Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Naturalizou-se brasileira em 1957 e, nesse mesmo ano, matriculou-se no curso de Economia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Já em 1994, filia-se ao PT, partido pelo qual se elege deputada federal, tonando-se uma das mais críticas vozes contra a implementação do Plano Real. E também contra o Teto de Gastos, aprovado em 2016.
Entre suas obras mais importantes, destaca-se Auge e Declínio do Processo de Substituição de Importações no Brasil, de 1972, que trouxe análises profundas sobre a economia brasileira e suas transformações.