O Governo da República Democrática do Congo (RDC) informou nesta sexta-feira (26/05) que o número de vítimas devido as fortes chuvas e inundações registradas no início de maio no leste do país subiu para 500.
O primeiro-ministro, Jean-Michel Sama Lukonde, confirmou o número de mortos através de um comunicado no qual também explicou que foram registados mais de cinco mil deslocados.
“Hoje percebemos que registramos 500 mortos e mais de cinco mil deslocados. Era importante que depois de declarar a região como zona degradada, viéssemos a dar soluções primeiro no âmbito social”, declarou o governante.
As declarações foram feitas no âmbito da visita de Lukonde a Goma, capital da província do Kivu do Norte, onde o primeiro-ministro transmitiu a solidariedade do governo às vítimas do distrito de Kalehe, onde ocorreram as fortes chuvas.
Wikicommons
No dia 4 de maio, chuvas intensas foram registradas na cidade de Kalehe, na República Democrática do Congo (RDC)
Por sua vez, assinalou que seu governo organizou uma missão humanitária e de avaliação, enfatizando a necessidade de apoiar a região com medicamentos e medidas sanitárias.
Igualmente, Lukonde manifestou que a questão da segurança também será abordada e vai dialogar com as autoridades locais para fazer um balanço do assunto.
No dia 4 de maio, chuvas intensas foram registradas na cidade de Kalehe no meio da manhã, causando inundações, inundações, deslizamentos de terra e a elevação do lago Kivu.
(*) Com TeleSUR