O terremoto de magnitude 7.8 graus na escala Richter que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (06/02) é o maior a atingir o país desde 1939, informou o presidente Recep Tayyip Erdogan em dado também confirmado por sismólogos.
O tremor de Erzincan, na Anatólia Oriental, matou cerca de 33 mil pessoas e teve a mesma intensidade sísmica. O desastre é considerado o pior da história recente da Turquia.
Segundo o sismólogo Stephen Hicks, do Departamento de Ciências da Terra do Imperial College de Londres, o sismo dessa segunda “parece estar relacionado à zona da Falha da Anatólia Oriental, que compensa as placas tectônicas da Arábia e da Anatólia”.
“Apenas vendo as primeiras e verdadeiramente devastadoras imagens dos danos do terremoto na Turquia, fica claro que os impactos serão enormes e que este evento entrará para a história. Um dos maiores terremotos registrados instrumentalmente a atingir diretamente uma área povoada”, acrescentou.
A Turquia está localizada na Placa da Anatólia e faz fronteira com duas grandes falhas nesse sistema: a do Norte, que atravessa o país de oeste a leste, e a Oriental, que fica na região sudeste.
Reprodução/ Ministério da Defesa da Turquia
Até o momento, mais de 1.700 pessoas morreram após o terremoto de de magnitude 7.8 graus na escala Richter
O terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter ocorreu às 4h17 desta madrugada (horário local), com epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira síria. Cerca de nove horas depois, uma réplica de 7.5 foi registrada a cerca de quatro quilômetros de Ekinozu.
Os últimos grandes terremotos a atingir a Turquia com um alto número de vítimas foram em outubro de 2011, com 138 mortos, em março de 2010, com 51 falecimentos, e em agosto de 1999, com mais de 17 mil vítimas.
Brasil manifesta solidariedade
Após o terremoto que matou mais de 1,8 mil pessoas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou “solidariedade” à Turquia e Síria nesta segunda-feira.
“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, disse.
Além da mensagem, o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, anunciou que está “providenciando” ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto na Síria e na Turquia.
(*) Com Ansa.