O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o democrata Joe Biden nesta terça-feira (15/12) por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (EUA), realizadas em 3 de novembro.
Em nota, o Kremlin informou que “o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama de congratulações a Joseph Biden por ocasião de sua vitória nas eleições para a presidência dos Estados Unidos”. “De minha parte, estou pronto para interagir e manter contato com vocês”, ressaltou o chefe de Estado russo, citado pelo comunicado do Kremlin.
O governo russo acrescentou que “Putin desejou ao presidente eleito todo o sucesso e expressou sua confiança de que a Rússia e os Estados Unidos, que têm uma responsabilidade especial pela segurança e estabilidade globais, podem, apesar de suas diferenças, realmente ajudar resolver os muitos problemas e desafios que o mundo enfrenta”.
As felicitações do governante russo chegam um dia depois de o Colégio Eleitoral dos EUA se reunir e ratificar a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro, cujos resultados não foram reconhecidos pelo atual presidente, o republicano Donald Trump.
Kremilin/Flickr Joe Biden
Putin parabenizou Biden pela vitória nos EUA
No Colégio Eleitoral, Biden, que foi vice-presidente durante o governo Barack Obama, recebeu 306 votos, contra 232 de Trump.
O presidente eleito dos Estados Unidos assumirá seu cargo para o período de 2021 a 2025, em cerimônia marcada para o próximo dia 20 de janeiro.
Dos líderes mundiais mais importantes, apenas o brasileiro Jair Bolsonaro, o mexicano Andrés Manuel López Obrador e o norte-coreano Kim Jong-un ainda não parabenizaram Biden.