A deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro Jandira Feghali esteve no 20 MINUTOS desta sexta-feira (10/03) falando sobre o papel da esquerda no governo Lula.
Em sua fala inicial, ao jornalista Breno Altman, a parlamentar avaliou como “positivo” os 80 dias da gestão do petista, afirmando que, essa avaliação, se dá nos “limites do que foi todo o processo de eleição e da transição”.
De acordo com Feghali, é também positivo por conta do governo iniciar buscando reformas e medidas “que já nos recolocam no caminho internacional e no campo dos direitos humanos”.
Veja entrevista na íntegra:
“Vai se estruturando uma frente política que nos permite trabalhar via parlamentar e que permite ao Lula governar. É uma construção e um processo, mas acredito que nós vamos conseguir”, disse.
Para ela, há neste momento uma “unidade tática” com o intuito de “isolar o bolsonarismo”, pois, ainda segundo Feghali, a questão “democrática é muito importante”. “Precisamos isolar o bolsonarismo, que ainda tem força no Brasil, vide o resultado das eleições e da composição do Congresso e Senado”, disse.
Feghali apontou que o Congresso Nacional atual tem um “grau de conservadorismo muito elevado”. A deputada federal defende a necessidade uma bancada ampla que possa “fazer com que Lula governe”.
“Precisamos de amplitude para isolar o conservadorismo e o fascismo que ainda está presente. Diferente de outros momentos, Lula tem um núcleo programático mais forte e uma frente ampla para governar”, afirmou.