O programa 20 MINUTOS desta quinta-feira (07/09) entrevistou a cineasta, roteirista e produtora Isa Albuquerque, formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A diretora falou seu filme Codinome Clemente, que conta a história do guerrilheiro Carlos Eugênio Paz, que foi comandante militar da Ação Libertadora Nacional (ALN), um dos raros casos de combatente da luta armada no Brasil que não foi preso e torturado durante a ditadura militar.
A obra foi lançada há alguns anos e teve sua difusão prejudicada devido à pandemia de covid-19, mas pode ganhar um novo público este ano, já que deve estrear em breve em algumas plataformas de streaming.
Segundo a diretora, “conhecer o Clemente me permitiu abrir uma porta de compreensão histórica. O fato de ele me trazer várias revelações sobre o período da luta armada trouxe para mim o universo histórico que me antecedeu. Ele é de uma geração mais velha que a minha e trouxe uma experiência que eu precisava conhecer. Pouca gente falava sobre a luta armada e eu queria recolocar essa peça no tabuleiro histórico do país”.
Divulgação
“Clemente foi uma figura de grande capacidade estratégica. O fato de não ter sido preso nem morto em suas ações mostra isso. Claro que também tem o fato de que seus companheiros que foram capturados não o entregaram, mesmo aqueles que foram ferozmente torturados”, comentou Isa.
Outro ponto importante do filme é a relação entre Clemente e Carlos Marighella, histórico líder da ALN. “O Marighella foi uma espécie de pai do Clemente em termos políticos. Eles foram muito próximos durante certo tempo e o Clemente foi um dos comandantes que colocou em prática a estratégia de guerra de guerrilhas apregoada pelo Marighella”.
Aqueles que quiserem assistir o filme de Isa Albuquerque terão três opções disponíveis a partir do próximo sábado (09/09), quando o filme chega aos canais de streaming.
“O filme estará disponível inicialmente nas plataformas OI TV, TIM TV e Claro TV, que é o antigo NOW. Quem tiver assinatura desses canais poderá acessar o filme a partir do dia 9 de setembro”, explicou a cineasta.