O Instituto Vladimir Herzog lança nesta quinta-feira (10/12) a exposição digital Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth, apresentando ilustrações dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A exposição, que conta com o apoio do Acervo Otávio Roth e o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, estará disponível pela plataforma Google Arts & Culture para acesso gratuito e livre.
Otávio Roth foi um artista plástico brasileiro que desenvolveu obras promovendo a área da cultura de paz. Foi Roth quem apresentou a primeira versão artística da Declaração Universal dos Direitos Humano e o primeiro artista que teve seu trabalho exposto na Organização das Nações Unidas (ONU).
Tais obras estão em exposição permanente nas sedes da entidade em Nova York, Genebra e Viena e que, agora, poderão ser vistas por todos. “As obras são compostas por várias camadas. Elas trazem a transcrição integral de cada um dos artigos da Declaração, a partir de tipografia desenvolvida pelo artista. Depois, Otávio sintetizou a essência de cada um dos artigos em ícones, desenhos, que dialogam com a mensagem escrita, trazendo fluidez para a composição”, explica a curadora do Acervo Otávio Roth, Isabel Roth.
O evento online de lançamento, que acontece também nesta quinta-feira, às 17h, pelo YouTube e Facebook do Instituto, conta com a participação de Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que fará uma saudação de abertura.
A live conta também com apresentações artísticas do coletivo Slam das Minas, conversa com a jornalista e escritora Bianca Santana e com o professor e escritor Daniel Munduruku. A mediação do evento fica por conta de Marcela Lisboa, coordenadora geral do Usina de Valores, projeto do Instituto Vladimir Herzog.
“Realizaremos este encontro em meio a uma crise sanitária sem precedentes, em que perdemos muitas vidas, mas que é também uma oportunidade histórica de lembrarmos do nosso compromisso com os valores democráticos e pela contínua defesa dos direitos humanos em nosso país”, disse o diretor-executivo do Instituto, Rogério Sottili.
Serviço:
Lançamento da exposição digital Declaração Universal dos Direitos Humanos por Otávio Roth
Data e local: 10 de dezembro, das 17h às 18h30, ao vivo no Youtube e Facebook do IVH
A exposição digital ficará disponível a partir do dia 10 de dezembro no perfil do Instituto Vladimir Herzog na plataforma Google Arts & Culture.