O candidato da chapa de esquerda Apruebo Dignidad à Presidência do Chile, Gabriel Boric, testou positivo nesta quarta-feira (03/11) para a covid-19.
“Recebi recentemente um teste PCR positivo […]. Peço, por favor, a quem nós compartilhamos atividades nos últimos dias para que sigam os protocolos indicados para contatos próximos”, afirmou o candidato pelo Twitter.
A menos de três semanas das eleições, que acontecem no dia 21 de novembro, Boric disse que passa bem, que já iniciou seu isolamento e incentivou a vacinação contra o novo coronavírus.
“Vamos nos cuidar e garantir que ninguém fique sem tomar vacina”, afirmou.
Recibí recién el test PCR con resultado positivo y estamos en contacto con el equipo de Seremi para trazabilidad. Le pido por favor a quienes compartimos estos días que sigan los protocolos indicados para contactos estrechos.
Muchas gracias por el cariño y comprensión a tod@s. pic.twitter.com/PdRERW1p2S— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) November 3, 2021
Em coalização com o Partido Comunista, Boric é um dos favoritos para se eleger presidente nas próximas eleições. Segundo dados de pesquisa do instituto Activa, divulgada neste final de semana pelo Canal 13, o candidato da esquerda está empatado com o ultradireitista José Antonio Kast em um hipotético segundo turno, se o universo considerado for de todos os adultos habilitados a votar.
Reprodução/@gabrielboric
A três semanas das eleições, Boric iniciou isolamento e incentivou vacinação
Entre votantes prováveis – o voto no Chile não é obrigatório –, Boric ainda tem vantagem, mas ela diminuiu de 22 pontos percentuais para 6 p.p. em apenas 15 dias.
Já no cenário de primeiro turno projetado pela Activa, Kast tem 22,2% em votos de todos os adultos, contra 17,4% de Boric e 9,5% da democrata-cristã Yanna Provoste. O candidato do bloco do presidente Sebastián Piñera, Sebastián Sichel, caiu para a quinta posição, atrás de Franco Parisi, de direita.