O candidato à presidência da Colômbia pela coalizão do Pacto Histórico, Gustavo Petro, agradeceu no sábado (04/06) o apoio do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
“Agradeço a Andrés López Obrador, presidente do México, por suas palavras de apoio”, disse Petro, que disputará o segundo turno das eleições colombianas em 19 de junho contra o candidato de direita, Rodolfo Hernández.
“México, Brasil, Colômbia, Bolívia, Argentina e Chile serão os novos eixos de uma América Latina industrializada, educada e justa. A mudança chegou”, completou o candidato que teve pouco mais de 40% dos votos no primeiro turno em 29 de maio.
Le agradezco a Andrés Lopez Obrador, presidente de México, sus palabras de apoyo. México, Brasil, Colombia, Bolivia, Argentina y Chile serán los nuevos ejes de una América Latina industrializada, educada, justa. El cambio ha llegado. pic.twitter.com/ERaArPI1W6
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 4, 2022
Na última sexta-feira (03/06), o presidente mexicano afirmou que Petro estava sendo objeto de uma “guerra suja”.
“Envio um abraço a Petro, e vocês sabem porque o abraço. Porque ele enfrenta uma guerra suja dos mais indignos e covardes, tudo o que já vimos e sofremos no México”, disse o presidente mexicano, lembrando da primeira vez em que ele próprio foi candidato à Presidência em 2006.
Twitter/Gustavo Petro
Pesquisas de opinião indicam que Petro tem uma ligeira vantagem na preferência eleitoral sobre Hernandez
Além disso, López Obrador disse que no “âmbito da campanha suja”, os oponentes de Petro o descrevem como “um perigo para a Colômbia, um comunista, guerrilheiro”.
Pesquisas de opinião indicam que Petro tem uma ligeira vantagem na preferência eleitoral sobre Hernandez antes da votação.
(*) Com Telesur