Atualizada em 19h50
Resultados preliminares na Colômbia, divulgados após o fim da votação eleitoral neste domingo (29/05), indicam vantagem do candidato da esquerda pelo partido Pacto Histórico, Gustavo Petro, na liderança para um segundo turno contra o direitista Rodolfo Hernández.
Com mais de 99% apurados na contagem rápida, Petro aparece com 40,31% dos votos, confirmando a vantagem indicada pelas pesquisas eleitorais durante o processo.
A contagem indica que a segunda vaga para a próxima etapa das eleições fica com Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, com 28,20%. No começo da apuração, o direitista Federico Gutiérrez, da coalizão Equipe pela Colômbia, aparecia atrás de Petro, mas caiu para a terceira colocação com 23,87% dos votos.
A contagem rápida não é vinculada com as sessões de votação, possuindo somente um caráter informativo, que, portanto, “não podem ser considerados como documentos eleitorais que definem uma eleição”, aponta o órgão eleitoral colombiano.
Com um possível segundo turno, a disputa ocorrerá no dia 19 de junho. A contagem rápida pode ser acompanhada pelo site da Registradora Nacional colombiana.
O Secretário Nacional do Estado Civil, Alexander Vega, anunciou o fechamento dos centros eleitorais em todo o país após o dia das eleições, declarando que o processo ocorreu com “êxito”.
Reprodução
Com Petro, esquerda colombiana pode chegar à ´Presidência pela primeira vez no país
Domingo de eleição
Cerca de 39 milhões de colombianos estavam aptos para participar neste domingo das eleições presidenciais no país que, pela primeira vez, tem a esquerda com o Pacto Histórico liderando as pesquisas.
Foram instaladas 12,5 mil mesas eleitorais, sendo a zona metropolitana da capital, Bogotá, o maior colégio com 5,9 milhões de eleitores habilitados. Ao todo, 27 missões de observação eleitoral estão no país acompanhando os detalhes do processo.
Pela primeira vez na história colombiana, a esquerda pode chegar ao poder. A chapa em torno da candidatura de Petro e Francia Márquez liderou todas as pesquisas de opinião.
Em segundo lugar está a coalizão Equipe pela Colômbia, de Gutiérrez, seguidos da Liga de Governantes Anticorrupção, com Hernández.