Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

O candidato à Presidência da Colômbia pelo Pacto Histórico, Gustavo Petro, anunciou na noite de segunda-feira (02/05) a suspensão das visitas que realizaria no departamento de Eje Cafetero, no zona oeste do país, após receber ameaças contra sua vida por grupo paramilitar.

De acordo com o comunicado oficial da campanha, Petro suspendeu a agenda que faria ao local nesta terça (03/05) e quarta-feira (04/05) por “informações em primeira mão de que o grupo 'La Cordillera' estaria pensando em atentar contra a vida” do candidato presidencial.

“La Cordillera é uma organização paramilitar dedicada ao narcotráfico e mercenários que tem um amplo controle sobre as autoridades civis da região e de políticos de Eje Cafetero, além de algumas instâncias da polícia e do exército”, afirma o documento. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Pelo Twitter, Petro lamentou a suspensão, afirmando que a ameaça “mostra o desespero político” que chegou o país. “Lamentável que eu precise suspender a visita em Eje Cafetero. O caminho dos setores corruptos para pagar bandos de assassinos para minha eliminação física mostra o desespero político que chegaram”, disse. 

Diversas organizações sociais da Colômbia alertam sobre a situação humanitária do país, já que, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), até o momento, 64 líderes sociais foram assassinados e 37 massacres foram registrados. 

Candidato pelo Pacto Histórico lamentou a suspensão das atividades, declarando que ameaças 'mostram o desespero político' dos adversários

Reprodução/ @petrogustavo

Petro lidera as intenções de votos para as eleições que ocorrem dia 29 de maio

Próximo das eleições, que ocorrem em 29 de maio, Petro lidera as intenções de votos com uma vantagem em relação ao candidato uribista, Federico Gutiérrez. 

Na semana passada, as pesquisas Guarumo e EcoAnalítica realizaram o chamado Estudo de Percepção do País, por meio do qual 2.132 colombianos foram entrevistados com a pergunta: “em qual candidato presidencial você votaria se as eleições fossem no próximo domingo?”

O resultado apontou que Petro lidera as pesquisas com 36,4%, enquanto Gutiérrez ficou em segundo lugar, com 30,6%. 

(*) Com Telesur.