O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou neste domingo (19/11) após o ultradireitista Javier Milei vencer as eleições presidenciais da Argentina, derrotando o peronista Sergio Massa.
O mandatário do Brasil parabenizou o novo governo que saiu vitorioso nesta noite, mas, sem citar Milei, disse que a democracia é a “voz do povo”, afirmando que ela deve ser “sempre respeitada”. “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, declarou ele.
Milei foi eleito o novo presidente da Argentina, ao vencer o segundo turno das eleições presidenciais, realizado neste domingo (19/11).
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Com mais de 97% das urnas apuradas, o representante do partido ultraliberal A Liberdade Avança tinha 55,76% dos votos válidos, superando seu adversário, o atual ministro da Economia e candidato pela coalizão governista União pela Pátria, que teria reunido 44,23%.
Com o resultado, Lula desejou “boa sorte e êxito” à gestão de Milei. O presidente ainda disse que a Argentina é um país que merece todo respeito do Brasil, que o país “sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
Vale lembrar que Milei, durante a campanha, disse que caso fosse eleito iria romper relações com Brasil e China, chamando Lula de “comunista”.
Ricardo Stuckert / PR