Atualizada às 22h35
A apuração parcial das eleições presidenciais da Bolívia realizadas neste domingo (20/10) indica uma vantagem ao candidato do Movimento ao Socialismo e atual presidente, Evo Morales, sobre o segundo colocado Carlos Mesa, de centro-direita.
A contagem foi realizada pela Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP), um sistema de apuração rápida e digital implementado pelo Órgão Eleitoral Plurinacional (OEP).
Segundo a TREP, com 83,76% das urnas apuradas, Morales conquistou 45,28% dos votos e abriu uma vantagem de apenas cerca de 7 pontos percentuais com relação ao segundo colocado, o candidato de centro-direita Carlos Mesa, que ficou com 38,16%.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
De acordo com as leis eleitorais da Bolívia, a eleição é definida no primeiro turno apenas quando o vencedor obtém 50% mais um dos votos ou conquista mais de 40% e abre mais de 10 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
Em pronunciamento após os resultados preliminares, Morales agradeceu a expressiva votação e afirmou que “o processo de mudança continuará”.
“Entendemos as informações preliminares e, como sempre, confiamos no voto do campo. Vamos esperar ate o último escrutínio para continuar com nosso processo de mudança”, disse o presidente.
Por sua vez, o candidato opositor, Carlos Mesa, agradeceu os votos e escreveu em sua conta no Twitter que está “no segundo turno”.
ABI
Com cerca de 45% dos votos, presidente ainda pode vencer no 1º turno
Em terceiro colocado, Chi Hyun Chung, candidato de extrema direita do Partido Democrata Cristão, conquistou 8,77% dos votos. Pastor evangélico, Chi é conhecido por posições ultradireitistas como propor “tratamentos psiquiátricos” para homossexuais e considerar que rituais indígenas “são coisas do demônio”.
De acordo com o OEP, foram computados 4.983.626 votos válidos, que representa uma participação de 89%. O escrutínio oficial das cédulas começa ainda neste domingo e está previsto para terminar dentro de sete dias.
Ainda segundo o ´órgão eleitoral, a expectativa é de que às 22h (23h, no horário de Brasília) mais de 90% das urnas estejam apuradas.