O presidente eleito da Bolívia, Luis Arce, recebeu nesta quarta-feira (28/10) as credenciais do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país. Arce venceu as eleições do dia 18 de outubro no primeiro turno, com mais de 55% dos votos.
“Recebi a credencial que me acredita como presidente eleito do Estado Plurinacional da Bolívia. Ratifico meu compromisso de trabalho e amor pela pátria. Agradeço ao povo boliviano pela confiança”, disse o novo mandatário.
Segundo o presidente do TSE, Salvador Romero, a cerimônia encerrou oficialmente as “eleições mais complexas” da história da Bolívia.
“Hoje entregamos as credenciais de presidente e vice-presidente a Luis Arce e David Choquehuanca, porque essa foi a vontade livre dos bolivianos”, disse Romero.
Essas foram as primeiras eleições na Bolívia após o golpe de Estado de novembro de 2019 que forçou a renúncia do ex-presidente Evo Morales.
Com a vitória de Arce, o Movimento ao Socialismo (MAS) volta a comandar o governo boliviano após 11 meses de um mandato autoproclamado exercido pela ex-senadora de direita Jeanine Áñez.
Reprodução/Twitter Luis Arce
Candidato do Movimento ao Socialismo venceu pleito no primeiro turno com mais de 55% dos votos