O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld morreu nesta quarta-feira (30/06), aos 88 anos. A causa da morte não foi especificada.
“É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Donald Rumsfeld, um estadista norte-americano e devotado marido, pai, avô e bisavô. Aos 88 anos, ele estava cercado pela família em sua amada Taos, [no estado do] Novo México”, diz o comunicado.
Nascido em Chicago em 1932, Rumsfeld se tornou um Eagle Scout (Escoteiro da América, na tradução) em 1949 e se formou em política pela Princeton University em 1952. Em 1954 ingressou na Marinha dos EUA e serviu como aviador naval e instrutor de voo até 1957, permanecendo como reserva pronta até 1989, quando se aposentou com a patente de capitão.
Segundo a nota, a “história pode lembrar dele por suas extraordinárias realizações ao longo de seis décadas de serviço público, mas para aqueles que o conheceram melhor e cujas vidas foram mudadas para sempre como resultado, vamos lembrar de seu amor inabalável por sua esposa Joyce, sua família e amigos, e a integridade que ele trouxe a uma vida dedicada ao país”.
Gage Skidmore/ Flickr
Ex-secretário de Defesa morreu aos 88 anos e a causa da morte não foi especificada
O ex-secretário foi chefe do Pentágono de 1975 a 1977. Ele também atuou em uma variedade de funções como consultor executivo e representou o Estado norte-americano de Illinois na Câmara dos Representantes dos EUA de 1963 a 1969 como membro do Partido Republicano.
O republicano foi um dos protagonistas da invasão que levou à Segunda Guerra do Iraque, em 2003, no governo de George W. Bush (2001-2009). Além disso, era ele o líder do Pentágono na época dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Com as críticas à condução do Pentágono, sobretudo após a continuidade da instabilidade no Iraque e as denúncias de tortura, Rumsfeld foi perdendo espaço no governo Bush até sair do cargo em 2006.
“Os Estados Unidos estão mais seguros graças a Donald Rumsfeld”, afirmou Bush, que elogiou seu “serviço constante como secretário de defesa em tempos de guerra – um dever que cumpriu com força, habilidade e honra”.
(*) Com Ansa e Sputnik.