Se tornar um influenciador é o sonho de grande parte das pessoas do mundo todo. Antes limitado ao público mais jovem, hoje, o desejo de ganhar dinheiro sem precisar de um patrão, podendo fazer os próprios horários e, de quebra, se tornar prestigiado por diversas pessoas, se torna cada vez mais popular.
Ganhar espaço na internet não é tão difícil quanto pode parecer, embora não seja uma das missões mais fáceis do mundo.
Para conseguir seguidores, fãs, inscritos e bons números nas redes, é preciso, antes de tudo, falar sobre algo que realmente importe para as pessoas.
Quanto melhor for a escolha dos assuntos, e quanto mais conhecimento se tiver disponível para compartilhar, maiores serão as chances de sucesso.
Entre os principais segmentos, estão:
Saúde
Brisa Dantas, Amanda Ramalho, Mirian Bottan e Cecília Dassi são apenas algumas das influencers da área de saúde que compartilham seus conhecimentos através das redes sociais.
Tanto pelo Youtube quanto pelo Instagram ou Tiktok, os produtores de conteúdo sobre vida saudável continuam aumentando os números de seguidores em suas contas, porque cada dia mais e mais pessoas desejam ter uma vida longeva e feliz.
Quem possui conhecimentos específicos na área da medicina, farmacologia, nutrição ou psicologia, pode ajudar muitas pessoas e, ao mesmo tempo, conseguir faturar alto, tanto em pagamentos realizados pelas próprias plataformas quanto através de patrocínios de marcas que desejem vincular seus nomes aos influenciadores.
Começar não é tão complicado, pois a lista de assuntos que podem ser abordados é infinita.
Um canal sobre saúde pode responder dúvidas sobre dietas, emagrecimento, nutrição, qualidade de vida.
Um canal sobre esportes pode abordar inúmeras modalidades olímpicas, paraolímpicas, panamericanas e até e-games e esportes regionais.
O mesmo vale para todo tipo de assunto que possa ser de interesse coletivo, ainda que para um grupo específico.
O número de buscas por respostas é enorme e quem cria bons conteúdos com informações precisas tem muita chance de cativar um público e se tornar referência no assunto.
Empreendedorismo
Assim como Bernardo Pascowitch, Caio Carneiro e Dani Junco auxiliam novos e futuros empreendedores a encontrarem seus caminhos dentro do universo dos negócios, quem possui experiências e conhecimentos dentro desta área também pode dividir sua história e seu dia a dia com outras pessoas que também estão vivendo ou desejam viver uma jornada empreendedora.
Os desafios de quem tem um comércio, um escritório ou qualquer tipo de atividade autônoma são inúmeros, e compartilhá-los pode ser uma forma de criar conteúdos bastante interessantes.
É possível seguir uma linha didática, partir para algo mais clássico e reflexivo ou, ainda, se jogar em um estilo cômico, levando as curiosidades e “perrengues” da rotina empreendedora para as redes sociais.
Tirar dúvidas sobre ferramentas, processos e necessidades comuns à maioria dos negócios também pode ser interessante.
“Como escolher entre a maquininha Ton, a Minizinha ou a Cielo para receber pagamentos?”. “Abrir um MEI ou uma ME?”. “Consultar um advogado trabalhista antes de dar início a contratações ou contar apenas com o auxílio de contadores para realizar essa missão?”.
Certamente, criar conteúdos que esclareçam esses tipos de dúvidas, levará muitos interessados para o canal, e isso pode render visualizações o bastante para monetizar a atividade e encontrar alguns bons parceiros para fazer negócios, empreendendo sobre o empreendedorismo.
Finanças
Nath Finanças, Nathalia Arcuri e Primo Rico são apenas alguns dos nomes de influencers que faturam alto produzindo conteúdo digital focado em finanças.
Em seus canais é possível aprender muita coisa sobre como ter uma vida financeira mais bem sucedida.
O público varia e abrange desde quem vive da renda do Bolsa Família quanto quem já possui algumas dezenas de milhares na conta.
Quem possui conhecimento em administração, contabilidade, economia, política, empreendedorismo, ou, ainda, quem consegue bons resultados na vida financeira através das próprias técnicas, pode produzir um tipo de conteúdo muito rico para as redes sociais.
Quando as informações oferecidas conseguem levar a audiência a um resultado satisfatório, é natural que o retorno venha através de visualizações, compartilhamentos, inscritos, seguidores e, por mim, parceiros comerciais.
Um pouco de carisma e uma boa parcela de conhecimento sobre o assunto, é possível criar e manter um excelente perfil e/ou um bom canal para ensinar sobre finanças e acabar aumentando ainda mais a própria receita.
(*) Este conteúdo é resultado de parceria Opera Mundi.