A Rússia se encontra mais uma vez em um divisor de águas em sua história. As condições especiais abrem novas oportunidades e perspectivas.
Como utilizá-las?
Responder a essa pergunta significa propor soluções para os problemas sociais e econômicos mais agudos de nosso país. O PCFR os oferece à sociedade em seu programa.
Exortamos os comunistas a discutir cuidadosamente as vinte medidas imediatas para a Transformação da Rússia nas reuniões do partido e a prever ações específicas para promovê-las.
O aprofundamento da crise mundial e a situação em torno da Ucrânia marcam uma nova etapa em nossa história. O Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, lançou um brutal desafio à Rússia multinacional. Na verdade, foi lançada uma “guerra híbrida” em escala real contra o nosso Poder e contra todo o mundo russo. Tudo isso exige uma resposta atenciosa, vigorosa e dura. Devemos cuidar de nosso futuro, livres de ditames estrangeiros, da impotência e da pobreza. Devemos nos defender e defender nossos amigos contra a agressão estrangeira, o nazismo e o banderaismo.
Chegou a hora de implementar um programa patriótico de esquerda para mudar os fundamentos da vida na Rússia. Qualquer tentativa de preservar o sistema defeituoso de gestão econômica leva ao desastre. É tempo de pôr fim ao domínio do capital financeiro e oligárquico e acelerar o desenvolvimento da produção real e da esfera social. Chega de histórias de “milagres de mercado”, de “livre comércio”, de “inflação” e de outros dogmas dos fundamentalistas liberais. O PCFR está lutando pela industrialização do século XXI. Para o desenvolvimento acelerado da ciência, da educação, da saúde e da cultura. Somente com base neles a Rússia defenderá sua independência, garantirá sua segurança e garantirá um futuro digno.
O objetivo direto das sanções da OTAN é estrangular o nosso país. E há muitos nos círculos dirigentes da Rússia que estão com pressa para compensar não os cidadãos, mas os oligarcas e os especuladores. O PCFR é a favor de uma abordagem fundamentalmente diferente. Insistimos no apoio integral à indústria e à agricultura, à aviação e à fabricação de automóveis, à produção e ao desenvolvimento de última geração, à saúde e à educação.
Chegou o momento de retirar os colaboradores do leme econômico da Rússia. É hora de dirigir o grande navio do nosso país no curso da justiça e do humanismo. No curso da criação socialista!
Propomos um pacote de vinte medidas urgentes
1. Nacionalização dos setores-chave da economia e do sistema bancário. O primeiro passo é entregar ao Estado os bens das companhias estrangeiras que deixaram a Rússia. Os locais de produção e as cadeias de varejo, seus centros técnicos e logísticos, e seus negócios de ‘catering’ e serviços, devem trabalhar no interesse do povo. Investimentos públicos deveriam ser usados para reiniciar instalações de produção paradas, restaurar cadeias econômicas quebradas, e combater o desemprego e a pobreza. Estabelecer um monopólio estatal sobre a produção e venda de álcool e produtos do tabaco. O dobro do orçamento da Federação Russa, transformando-o em um orçamento de desenvolvimento.
2. Restabelecer o planejamento do Estado. Um Comitê Estatal especial deveria ser criado para esse fim. O Comitê de Planejamento do Estado deve coordenar as atividades econômicas em nível nacional, setorial e intersetorial. As prioridades do novo Comitê de Planejamento do Estado deveriam ser: restaurar a operação em grande escala de aeronaves, máquinas-ferramentas, automóveis, energia e metalurgia. Garantir um avanço em alta tecnologia, controle de tarifas e preços, e crescimento acelerado na produção de bens e serviços. Reestruturar as sociedades por ações “problemáticas” em empresas estatais unitárias. Trazer ordem para o trabalho das empresas estatais.
3. Garantir a segurança alimentar na Rússia. Prestar atenção especial ao complexo agro-industrial. Fornecer aos produtores rurais a maquinaria e o combustível necessários, sementes e fertilizantes. Criar um sistema de apoio às empresas agrícolas através dos mecanismos de empréstimos baratos e subsídios diretos. Apoiar a restauração da indústria de máquinas agrícolas. Abolir o imposto fundiário sobre o valor cadastral. Superar a falta de pessoal nas zonas rurais. Implementar um programa de desenvolvimento rural em grande escala. Assegurar a conversão em grande escala de terras abandonadas em rotação de culturas através do segundo programa de terras virgens.
4. Erradicar a arbitrariedade dos especuladores. Precisamos criar uma rede estatal de comércio de alimentos e comércio de bens de consumo em massa e vendê-las com o mínimo de margem de lucro. Para os cidadãos em circunstâncias difíceis, dar-lhes a possibilidade de comprar com cartões de crédito e cartões sociais sem juros.
5. Transferir empresas farmacêuticas sob o controle do Ministério da Saúde da Rússia. Organizar seu trabalho em estrita conformidade com os programas e pedidos do Estado. Eliminar gradualmente a dependência de nosso país de drogas importadas e de seus componentes.
6. Aumentar acentuadamente os investimentos no desenvolvimento econômico. Usar para esse fim os fundos do orçamento do Estado e do Fundo Nacional de Previdência, bem como o mecanismo de emissão de dinheiro com canalização direcionada de fundos para indústrias promissoras. Introduzir crédito sem juros para as empresas.
7. Assegurar o controle do Estado sobre as exportações e importações para o desenvolvimento da produção. Combinar as exportações de hidrocarbonetos com preços mais baixos para gás e produtos petrolíferos dentro do país. Rápido desenvolvimento da refinação de petróleo. Limitar as exportações de madeira estrangeira e apoiar o processamento da madeira.
8. Melhorar a competitividade dos produtos nacionais. Abolir o imposto sobre o valor agregado no setor manufatureiro. Substituí-la por um imposto sobre vendas. Rever todo o sistema fiscal. Isentar os pobres do imposto de renda, aumentando a carga tributária sobre a oligarquia.
9. Definir a tarefa chave do banco central para facilitar o crescimento econômico. Reforçar a responsabilidade do Banco Central pela taxa de câmbio do rublo e pela estabilidade da moeda nacional. Expandir com insistência o uso do rublo nos assentamentos com países estrangeiros. Restaurar bancos estatais especializados para apoiar a indústria, a construção e a alta tecnologia. Concentrar todos os bancos estatais no desenvolvimento econômico e social. Reduzir o número de bancos comerciais.
10. Proteger os trabalhadores contra o desemprego. Formular urgentemente um programa de emprego do governo que responda aos desafios atuais. Ela deve proteger efetivamente os empregos e criar ativamente novos empregos.
11. Pôr um fim à fuga de capitais da Rússia. Garantir a ‘desoffshoreização’ da economia. Parar a saída de capital e assegurar seu retorno. Para superar o subfinanciamento crônico da economia real através de investimentos maciços do governo.
12. Reconhecer a adesão à Organização Mundial do Comércio como um grave erro. Sair da OMC, o que enfraqueceu a Rússia diante da política bárbara de sanções do Ocidente. Rever todos os acordos bilaterais e multilaterais da Rússia e reconsiderar os não-lucrativos e obsoletos.
13. Deve ser dada prioridade ao apoio e desenvolvimento regional. Realizar uma auditoria governamental aprofundada de seu potencial econômico. Através do trabalho do Comitê de Planejamento do Estado (Gosplan), restaurar e atualizar as cadeias tecnológicas. Formular claramente abordagens para a distribuição da população sobre o território da Rússia. Prestar séria atenção ao desenvolvimento das regiões do Extremo Oriente e do Norte.
14. Dar todo o apoio à ciência russa. Devolver à Academia de Ciências a sua situação e base experimental. Acelerar resolutamente o desenvolvimento e a implementação de conquistas científicas e tecnológicas. Usar o princípio do ramo para formar novas instituições científicas e novos laboratórios. Aumentar em três vezes os gastos do governo com atividades de pesquisa e desenvolvimento até o final de 2023.
15. Apoiaremos as empresas estatais como o motor comprovado e mais eficaz do crescimento econômico e da proteção social para o povo trabalhador. Criaremos condições para que as empresas se desenvolvam plenamente e realizem seu potencial. Vamos reprimir rigorosamente a pressão administrativa e a pressão sobre o pessoal das empresas populares e seus dirigentes.
16. Abolir imediatamente o aumento da idade da aposentadoria. Essa decisão do governo e da Rússia unida não tem qualquer justificativa. É necessário devolver a antiga idade de aposentadoria: 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens. A medicina baseada em seguros deve ser abolida, e o sistema de saúde estatal deve ser restaurado.
17. O dobro do salário mínimo e do salário de subsistência. Isso evitará uma maior extinção do país. O salário vivo não pode ser inferior a 25 mil rublos ainda hoje. Trazer de volta a tabela unificada de tarifas para os funcionários médicos e pedagógicos. Pagar professores e médicos a partir do orçamento federal. Abolir, de uma vez por todas, o financiamento per capita de organizações educacionais.
18. Construir maciçamente habitações sociais para cidadãos russos e deslocados internos de Donbass e da Ucrânia. Considere o direito à moradia como uma garantia do direito à vida. Mudar para investimentos estatais de grande escala em habitação e serviços públicos. Congelar as tarifas dos serviços de moradia e serviços públicos, abolir os encargos para reparos de capital e necessidades comuns. A taxa de moradia e serviços públicos não deve exceder 10% da renda familiar.
19. Garantir o apoio à língua e à cultura russas dos povos que formaram a grande União Soviética. Proibir a propaganda da Russofobia e do antissovietismo. Para purgar escolas de educação Yeghesh e livros didáticos Soros. Estender cuidados especiais a museus e teatros, galerias de arte e salas filarmônicas, arquivos e bibliotecas, casas de cultura e grupos criativos. Apoiar o turismo interno que contribui para introduzir os jovens na rica história e na natureza de nossa pátria.
20. Para fortalecer a União da Rússia e da Bielorússia e os laços no espaço da CEI. Formar ativamente um espaço econômico e cultural comum com as repúblicas populares de Donetsk e Luhansk. Promover o fortalecimento da cooperação entre os países BRICS, a SCO e a CSTO. Para proteger resolutamente nossos compatriotas no exterior. Abrir amplamente as portas para o seu retorno à pátria.
Nosso país tem tudo para traçar o rumo do desenvolvimento, para uma trajetória fundamentalmente nova de avanço. A libertação do poder do capital global, dos compradores e dos especuladores financeiros do Ocidente nos permitirá resistir a qualquer ditame e pressão do exterior.
A solução para esse problema histórico só é possível com uma profunda educação patriótica. É categoricamente incompatível com a calúnia de nossa história, com as manifestações vis da russofobia e do antissovietismo. Isso é particularmente importante para moldar a mente dos jovens. É preciso lembrar a verdade: é impossível vencer se os jovens não forem movidos por valores morais e patrióticos, mas por “flashbacks” e “gostos”. É preciso pôr fim às tentativas destrutivas da “quinta coluna” pró-ocidental, que se alimenta do ódio ao nosso país, de influenciar o humor da sociedade e a visão do mundo dos jovens.
É tempo de empreender com confiança o caminho do verdadeiro desenvolvimento soberano e de colocar o homem do trabalho no centro da política do Estado. Chegou a hora de nos basearmos firmemente na grande experiência da pátria soviética, de reconhecer a essência da China do povo e de olhar para o futuro. As abordagens programáticas do PCFR estabelecem diretrizes precisas para o movimento russo em direção a um futuro melhor, ao poder do povo, à transformação socialista de nossa pátria.
*G.A. Zyuganov é presidente do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa e Chefe da facção do PCRFR na Duma do Estado.