Segunda-feira, 23 de junho de 2025
APOIE
Menu

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu nesta sexta-feira (19/05), em Hiroshima, com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. Essa foi a primeira agenda do brasileiro que está no Japão para participar da cúpula do G7

Lula e Albanese conversaram sobre meio ambiente e relações trabalhistas – especificamente sobre a situação de trabalhadores de aplicativo. 

Porém, outro tema discutido foi a necessidade de ampliar as relações comerciais entre os dois países. Pelo Twitter, Lula disse que essa foi a primeira vez que conversou com o premiê australiano, afirmando que, desde 2018, não havia encontro entre os países.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Em Hiroshima, na primeira reunião bilateral de uma série de encontros que teremos no Japão. Conversei pela 1º vez com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. Desde 2018 não havia encontro entre nossos países. Falamos sobre a ampliação das relações Brasil – Austrália, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e recebi o convite para visitar a Austrália. Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países”, disse.

Por sua vez, Albanese afirmou que foi “maravilhoso” conhecer Lula, parabenizando o petista pela Presidência brasileira do G20 em 2024

Presidente brasileiro e Anthony Albanese discutiram relação trabalhista e meio ambiente, além de Lula ser convidado para assistir a Copa do Mundo de futebol feminino na Austrália, em julho

Ricardo Stuckert

Desde 2018 não havia encontro entre líderes do Brasil e Austrália

Albanese também o convidou o presidente brasileiro para assistir a Copa do Mundo de futebol feminino na Austrália, em julho.  

Lula no g7

A participação do Brasil na cúpula do G7 começa oficialmente neste sábado (20/05) com duas sessões de debate. Uma delas vai tratar da cooperação entre os países para evitar crises, com foco em segurança alimentar.  

O presidente brasileiro terá, também ao longo do sábado, reuniões reservadas com pelo menos seis autoridades, como com Fumio Kishida, prêmie japonês, o presidente francês, Emmanuel Macron, e primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

No domingo (21/05), Lula participa da última sessão da cúpula do G7 e fará reuniões reservadas com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com os primeiros-ministros da Índia e do Vietnã.

No final da tarde de domingo, ele se encontra com empresários japoneses e, na segunda-feira (22/05), o presidente conversa com jornalistas antes de retornar ao Brasil. 

(*) Com Agência Brasil.