Atualizada em 21 de junho, às 17h13
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou nesta quarta-feira (21/06) a visita oficial à Itália. O mandatário teve uma agenda intensa de encontros, desde seu homólogo italiano Sergio Mattarella, o papa Francisco ao prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Após se reunir com Gualtieri, Lula disse que, do seu ponto de vista, a viagem ao país europeu serviu para “recolocar o Brasil no centro das discussões sobre a questão climática no mundo”. Segundo o presidente brasileiro, essa foi a principal pauta que discutiu com seus pares.
“O Brasil tem uma matriz energética, possivelmente a mais limpa do mundo, e tem um compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. E esses foram os assuntos que eu discuti com o presidente [Sergio Mattarella], com a primeira-ministra [Giorgia Meloni] e com o prefeito Gualtieri”, afirmou.
A última agenda de encontros de Lula nesta quarta foi com Gualtieri. O presidente manifestou “gestos de solidariedade” ao prefeito de Roma, que, quando era eurodeputado, visitou Lula durante o período em que o presidente esteve preso em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato.
O mandatário brasileiro afirmou que ficou feliz quando soube que Gualtieri havia sido eleito prefeito da capital italiana. “Sou um torcedor fervoroso de que ela faça uma extraordinária administração”, disse Lula, declarando esperar “retribuir” ao líder de Roma “todos os gestos de solidariedade que ele fez a mim e ao Brasil quando nós estávamos vivendo um momento difícil”.
Antes desse encontro, Lula também esteve com a premiê Meloni. Dessa reunião, não foram publicados comunicados oficiais após a conversa, somente algumas imagens dos dois líderes. Apenas pelo Twitter, o presidente brasileiro disse que conversou com a líder italiana sobre as relações entre os países, “especialmente neste momento em que a Itália assume a Presidência do G7 e o Brasil assumirá em novembro a Presidência do G20″.
Governo da Itália
Entre as reuniões de Lula na Itália, presidente brasileiro esteve com a premiê Meloni em Roma
Papa Francisco e a conversa de paz no mundo
A viagem de Lula à Itália também marcou o segundo encontro entre o presidente brasileiro e o papa Francisco no Vaticano.
Lula agradeceu ao pontífice pela “boa conversa sobre a paz no mundo”. “Agradeço o papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, disse o presidente no Twitter.
Antes da viagem, o presidente afirmou que conversaria com o papa sobre soluções para a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo. Lula disse ainda que convidaria Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país realizada anualmente em outubro, em Belém.
De acordo com o Vaticano, houve uma “positiva troca de visões” sobre questões sociopolíticas e temas de “interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente”.
Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da Itália Mattarella, e teve audiências com o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D’Alema e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein.
Na quinta-feira (22/06), Lula embarca para Paris. Na capital francesa, ele participa da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron.
Lula também fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira.
(*) Com Agência Brasil.