Os resultados preliminares das eleições legislativas do Peru realizadas neste domingo (26/01) indicam uma derrota do partido fujimorista, de extrema direita, e um Congresso divido com cerca de 10 bancadas.
O partido Ação Popular (AP) foi a legenda mais votada, com 10,1%, elegendo 24 parlamentares. O segundo partido mais votado foi o Aliança para o Progresso, que elegeu 18 deputados.
Os resultados do pleito ainda indicam um Parlamento fragmentado, com a formação de 10 bancadas, e a chegada de partidos como a Frente Popular Agrícola (Frepap) e a União pelo Peru (UPP).
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Mais de 24 milhões de cidadãos peruanos estavam apto a participar das eleições parlamentares do Peru. As urnas foram abertas às 8h (10h, no horário de Brasília) e fecharam às 16h (18h, no horário de Brasília).
Congreso Nacional de Peru
Resultados do pleito ainda indicam a formação de 10 bancadas,e a chegada de partidos como a Frente Popular Agrícola e a União pelo Peru
Essas eleições acontecem após a dissolução do Congresso por decisão do presidente Martín Vizacarra, em setembro do ano passado.
O mecanismo de dissolução do Congresso do Peru foi cogitado diversas vezes pelo presidente peruano desde que ele assumiu a presidência, em março de 2018, ao ver que as reformas institucionais prometidas no início de seu governo enfrentavam resistência e sofriam protelação no Legislativo controlado pela maioria fujimorista – deputados do partido de extrema direita Força Popular.