Dando continuidade na viagem oficial à Europa, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está nesta quinta-feira (22/06) em Paris. Na capital da França, o brasileiro teve uma conversa bilateral com seu homólogo de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Pelo Twitter, Lula disse que o encontro marca uma retomada dos “diálogos abandonados” com Cuba, relação que foi prejudicada durante o governo de Jair Bolsonaro.
“Reencontro com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, retomando o diálogo com o país e questões bilaterais que foram abandonadas nos últimos anos”, disse ele.
Este foi o segundo encontro entre os dois líderes após Lula assumir a Presidência do Brasil pela terceira vez em 2023. Na outra ocasião, o mandatário brasileiro esteve com Díaz Canal durante a sétima edição da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em janeiro deste ano.
Agora, ambos estão em Paris na Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, que começou na manhã desta quinta-feira e tem como objetivo buscar consensos sobre uma arquitetura financeira mais justa e voltada para o enfrentamento das mudanças climáticas e da pobreza.
Díaz-Canel também comentou o encontro, afirmando que a conversa foi fraterna e com trocas de informações sobre os ” vínculos históricos entre nossos povos e países”.
“Encontro fraterno com o presidente Lula. Trocamos informações sobre os vínculos históricos entre nossos povos e países e o potencial para aumentar a cooperação em áreas de interesse mútuo. Temos grande concordância sobre questões atuais da agenda internacional”, afirmou o cubano.
Ricardo Stuckert
Díaz-Canel e Lula se reuniram na capital francesa; os líderes participam da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento
A Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento tem permitido uma série de reuniões bilaterais entre os chefes de Estado que compareceram ao evento. Além de Díaz-Canel, o líder brasileiro também esteve com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com quem Lula afirmou ter tido uma “reunião frutífera”.
“Encontro agora em Paris com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Conversamos sobre o próximo encontro do Brics e sobre a viagem do presidente Ramaphosa a Kiev e São Petersburgo, e as conversas que teve com Zelensky e Putin”, disse Lula.
Segundo a agenda de Lula, o presidente brasileiro também se reuniu com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, com o presidente da COP-28 nos Emirados Árabes Unidos, Sultan al Jaber, e almoçou com a ex-mandatária do Brasil Dilma Rousseff.
Ainda nesta quinta, Lula deve discursar no evento “Power Our Planet” e participar do jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, aos chefes de delegação da cúpula.
(*) Com Cubadebate.