O presidente da Venezuela Nicolás Maduro assegurou nesta terça-feira (29/01) que as Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) estão prontas e dispostas “para que o império dos EUA jamais considere tocar em um território da pátria”.
A afirmação foi dada na Base Aérea Libertador, no estado de Aragua, onde o presidente falou para os soldados. Nicolás Maduro está visitando várias instalações militares durante esta semana para acompanhar os ensaios para os exercício de militares de fevereiro, que marcam as comemorações dos 200 anos do Congresso de Angostura, quando foi criada a primeira Constituição do país, e consolidar seu compromisso patriótico nesse momento em que o país vive uma tentativa de golpe.
Maduro afirmou ainda: “Como principal comandante estou enfrentando essa batalha que estamos proporcionando, e vou continuar na frente desta batalha. (…) Com o povo tudo, sem o povo nada”, assegurou.
Processo contra Guaidó
Também nesta terça-feira , o procurador-geral da Venezuela, Tareck William Saab, pediu ao Tribunal Superior de Justiça (TSJ) o congelamento das contas bancárias do líder oposicionista e autoproclamado presidente interino Juán Guidó.
O procurador geral responsabiliza o oposicionista e responsável pela tentativa de golpe de Estado pelas “desordens” registradas na Venezuela nos últimos dias que “prejudicaram a paz da República, a economia e o patrimônio nacional”. Saab também pediu que Guaidó seja proibido de deixar o país. Os pedidos serão julgados pelo TSJ.
*Com ANSA e teleSur
Fotos Públicas
Presidente da Venezuela segue realizando visitas a instalações militares à vésperas dos exercícios militares