O presidente francês Nicolas Sarkozy inaugurou hoje (26) a primeira base militar da França no Golfo Pérsico, nos Emirados Árabes Unidos e impulsionou suas intenções de aumentar a participação do país na região, assim como os Estados Unidos e o Reino Unido. Sarkozy também viajou em busca de contratos de Defesa e negócios envolvendo energia nuclear.
A base francesa – a primeira desde o fim da era colonial – abrigará 500 homens em três instalações no estreito de Hormuz, próximo ao Irã: uma base naval e logística, uma base aérea no deserto com três aviões de guerra e um campo de treinamento. O estreito de Hormuz é um condutor vital onde passam cerca de 40% do petróleo bruto mundial e o Irã já alertou que caso seja atacado, pode bloquear a passagem.
“Por meio desta base – a primeira no Oriente Médio – a França está pronta para suportar sua responsabilidade de garantir estabilidade nesta estratégica região”, afirmou Sarkozy à agência oficial dos Emirados, WAM.
G8 e petróleo
No segundo dia de visita ao país, o presidente afirmou que tem planos de submeter propostas na próxima reunião do G8, em julho, para que se acabe com a volatilidade do preço do petróleo.
“Todos nós precisamos que o preço se estabilize. Tomo a responsabilidade de dizer que o alto preço do petróleo desestabiliza a economia global. Por que não delinear um acordo entre produtores e consumidores a ser apresentado ao mercado com um preço geral…uma faixa de preço que encoraje o investimento mas que não abale as economias consumidoras”, afirmou Sarkozy durante o evento de inauguração da base”. O petróleo atingiu um pico de 147 dólares o barril em julho para 32 dólares e hoje oscila em 60 dólares.
NULL
NULL
NULL