No país, a grande ênfase junto à população com mais de 60 anos é manter uma aperência sofisticada e jovial
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A Coreia do Sul, um país que mostrou suas garras ao mundo inteiro com construção de barragens, fabricação de barcos, carros, produtos eletrônicos e produção de cimento, foca seu olhar para uma nova direção: antienvelhecimento. Isso porque, hoje, como pesquisadores de censos apontaram com grande alarme, a Coreia do Sul tem o maior crescimento de população idosa no mundo.
Dessa forma, o segmento de produtos e serviços antienvelhecimento vem registrando altas anuais de 10,1%, atingindo cifras de 11,9 trilhões de wons (US$ 10,4 bilhões), mercado no qual os cosméticos lideram o crescimento com 75% de participação. Serviços de assistência médica e de saúde têm taxas de 18% e 7%, respectivamente, e poderiam crescer até dez vezes de tamanho, segundo um novo relatório do Instituto de Pesquisas Econômicas Samsung (Seri, na sigla em inglês).
A força de trabalho sul-coreana, que já teve crescimento dinâmico, deve desacelerar acentuadamente. O país lidera mundialmente um dos mais baixos índices de natalidade, com 1,2 criança por mulher em idade fértil, segundo dados de 2010. Acredita-se, no entanto, que essa taxa tenha registrado uma pequena alta, uma vez que o governo tem feito esforços contínuos para estimular os sul-coreanos a ter filhos. De um perfil de população semelhante a uma pirâmide (com vários jovens e poucos idosos), em 1990, “o perfil tem agora o formato de um diamante (com uma população idosa maior). Em algumas décadas, a população do país se assemelhará a uma pirâmide invertida: poucos jovens e muitos idosos”, segundo a Global Brief, publicação canadense da Glendon School of Public and International Affairs.
Ainda segundo a publicação, até 2050 “estima-se que a idade média da população da Coreia do Sul seja de 57 anos, tornando-se o país com população mais idosa do mundo”. A taxa de pessoas com mais de 65 anos aumentou de 7,2%, em 2000, para 10,9%, em 2010.
Pesquisas básicas
A Coreia do Sul parece tratar o problema de envelhecimento da mesma forma que enfrentou vários outros obstáculos: com o compromisso total de resolvê-lo. Estima-se, segundo o relatório do Seri, que produtos antienvelhecimento tornem-se um dos principais motores de crescimento para a economia do país.
A pesquisa básica sobre envelhecimento, que inclui mecanismos de envelhecimento e genética de longevidade, deveria ser realizada no âmbito governamental, pois ela tem custos elevados por incluir um grande período, constata o relatório, destacando que os Estados Unidos nomearam o Instituto Nacional de Envelhecimento como parte do Instituto Nacional de Saúde, abrindo caminho para pesquisa sobre o tema. No Japão, que atualmente lidera mundialmente o ranking de população mais idosa, o Instituto Nacional de Ciência de Longevidade desempenhou papel importante em pesquisa de doenças geriátricas, bem como em pesquisa de políticas para os idosos.
Como é de se esperar, produtos cosméticos e serviços médicos de beleza lideram a indústria do antienvelhecimento, e cuidados com a pele são escolhas para combatê-lo. Do ponto de vista social, na Coreia do Sul, talvez até mais do que em qualquer outro país asiático, as pessoas julgam a saúde e a idade pela aparência da pele. Marcas relacionadas ao tratamento contra o envelhecimento da pele e cosméticos representam de 50% a 80% dos pedidos de registro de produtos antienvelhecimento ao longo dos últimos dez anos.
Ênfase na aparência
“Com o envelhecimento, o grupo de idosos ativos que investem em saúde e vida jovial ganhou uma importância chave”, segundo a pesquisa do Seri. Um exemplo são as crescentes visitas de uma geração com mais de cinquenta anos a dermatologistas. Uma grande ênfase em aparência mais sofisticada e jovial tem prevalecido na cultura sul-coreana, a ponto de ser confundida com talento. Há ainda um crescimento massivo na taxa de homens com alto poder aquisitivo para gastar com moda e produtos de beleza.
Consultoria remota para cuidados com a saúde, aplicativos de beleza para smartphones e dispositivos com diagnóstico para pele conectados a celulares inteligentes são alguns dos novos produtos à venda pela internet, diz o estudo. “Biotecnologia omnidirecional” e inovações tecnológicas na medicina, como células-tronco, genes da longevidade e ciência do cérebro, também estão contribuindo na indústria do antienvelhecimento, inundando o mercado com produtos como cosméticos para ativar células-tronco, genes da longevidade e produtos para a pele à base de peptídeos.
A dermatologia está expandindo sua área de atuação, com atividades que vão desde o tratamento de doenças de pele até tratamentos como Botox, procedimentos de preenchimento, microagulhas, tratamentos a laser e outras formas, destaca o relatório. “Com a transformação desse segmento do mercado em fonte principal de receita de dermatologistas, registraram alta modelos de negócios especializados, como cursos, consultoria para aumentar a longevidade e esquemas de grupos com associação de membros, diferentes dos sistemas atuais de hospitais e clínicas.” Também proliferam franquias com lojas para cuidados da pele e spas de luxo.
Tradução Mari-Jô Zilveti
* Texto originalmente publicado no site Asia Sentinel
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