Com gêneros como salsa, guaracha e bolero, Cuba abrirá no próximo mês de novembro seu primeiro hotel especializado em música. O Blue Salsa Club funcionará no balneário de Varadero, o mais famoso da ilha, como uma nova proposta de turismo cultural, segundo a imprensa local.
Leia mais:
Primeira leva de cubanos integrantes do programa Mais Médicos chega ao Brasil
O projeto foi idealizado pelo grupo espanhol Blue Bay e pela agência de turismo cultural cubana Paradiso. Segundo o subdiretor comercial da rede hoteleira BelleVue Palma Real, Ramón Fundora, a ideia é “muito similar aos hotéis Hard Rock e o objetivo é fazer com que o cliente, quando entrar no Blue Salsa Club, respire música, cultura, dança e a essência de Cuba”. A agência de turismo tem ligações com o governo cubano.
Leia mais:
Na França, os ricos são cada vez mais ricos e os pobres… cada vez mais pobres
Fundora acrescentou que, para os hóspedes do hotel, serão oferecidas aulas de dança, de percussão e de diversos instrumentos musicais, entre outras opções.
Wikicommons
Varadero é um dos pontos turísticos mais famosos de Cuba; entre seus 50 estabelecimentos, o Blue Salsa Club será o único “musical”
As autoridades cubanas de turismo têm insistido nos últimos tempos na necessidade de se diversificar o produto turístico além do tradicional pacote de sol e praia. Como parte desse plano, o grupo estatal Gaviota acaba de inaugurar um novo complexo hoteleiro administrado pela rede espanhola Meliá e localizado ao lado de uma marina com capacidade para 1300 iates e barcos.
NULL
NULL
Varadero está situado a cerca de 150 quilômetros de Havana, a capital de Cuba, e é considerado o segundo maior polo turístico da ilha. Com 50 estabelecimentos e 20200 quartos de hotel, o balneário recebe mais de 40% dos turistas estrangeiros que visitam o país.
No último ano, mais de 2,8 milhões de pessoas foram a Cuba, entre as quais se destacam os canadenses, que, pelo segundo ano consecutivo, passaram do milhão de turistas, segundo dados oficiais.
A aspiração da ilha em 2013 é se tornar a anfitriã de 3 milhões de turistas, dos quais já recebeu pouco mais de 1,5 milhão no primeiro semestre do ano. A maioria dos visitantes vem do Canadá, da Inglaterra, da Alemanha e da Argentina, segundo dados da Onei (Instituto Nacional de Estatística e Informações, na sigla em espanhol).