Quarta-feira, 16 de julho de 2025
APOIE
Menu

O site Tripadvisor, que traz informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, publicou uma lista com os destinos de viagem em alta no ano de 2023. Em primeiro lugar, no topo da lista, está Cuba, seguida pela Cidade Antiga de Hoi An, no Vietnã, que é outro país com um legado socialista.

O turismo é um setor vital para a ilha socialista, e havia sido um dos mais afetados pela pandemia de covid-19. Durante os primeiros sete meses de 2022, o país foi visitado por 1.200.580 viajantes, o que representou um crescimento de 552,3% em relação à mesma época em 2021, de acordo com relatório emitido pelo Gabinete Nacional de Estatística e Informação de Cuba.

Em entrevista exclusiva para Opera Mundi, cedida em 2021, o cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón, afirmou: “o turismo serve para autofinanciar e crescer o setor. Assim como, serve para manter o sistema de saúde, a educação e outros pontos sociais que caracterizam nosso país. O turismo é fundamental, sendo talvez a área mais importante que a pandemia afetou”. 

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Entre os possíveis destinos turísticos em Cuba, estão: a capital Havana, com seu centro histórico, Capitólio e Museu da Revolução. Outro locala é Varadero, no litoral do país, e suas praias, assim como Trinidad, cidade antes parte do Valle de los Ingenios, dedicado a produção de açúcar. E Santa Clara de Che Guevara, palco da última batalha entre o exército de Fulgencio Batista e os revolucionários cubanos.

O Vietnã e o Marrocos são os países com mais aparições na lista divulgada pelo Tripadvisor, pontuando duas regiões cada um. No caso do país asiático, além da Cidade Antiga de Hoi An, aparece Ho Chi Minh, cidade ao sul, que leva o nome do antigo líder comunista, morto em 1969. 

Em Hoi An, à beira do rio Thu Bon, turistas podem visitar a ponte Cau Nhat Ban, construída por japoneses por volta de 1590, comer Banh Mi – baquete recheada com frango, cenoura e pepino, visitar a praia de Cua Dai, com suas ondas calmas, e comprar sedas, comidas, bijuterias e souvenirs no mercado noturno da cidade.

Já em Ho Chi Minh, antiga Saigon, há atrações imperdíveis para os interessados em história, como o Museu da Guerra do Vietnã e o Palácio da Reunificação. Na antiga capital do Vietnã do Sul, também é possível visitar a rua Bui Vien, com dezenas de bares, restaurantes e lojas.

Por sua vez, em Marrocos, os destinos almejados, segundo a lista, são Fez, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, e Agadir, conhecida por suas praias bem conservadas.

Poucos destinos aos EUA e Europa 

Na lista, também estão outros destinos dentro de países que contaram com experiências socialistas, como Siem Reap, no Camboja, onde estão localizadas as ruínas de Angkor Wat. 

Além da ilha e a antiga Hoi An, destinos citados de viagens em alta no ano de 2023 são Marrocos, Camboja, Azerbaijão e Polônia

Pedro Szekely/Flickr

No primeiro lugar, no topo da lista do Tripadvisor, está a ilha cubana como principal destino

Baku e seus becos, mesquitas e edifícios, no Azerbaijão, que antigamente era uma república soviética, e a Cracóvia, na Polônia, parte do antigo Bloco do Leste, também parte da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.

Katmandu, capital do Nepal, e Santiago, capital do Chile, também estão na lista, e aparecem antes de qualquer destino na Europa Ocidental ou norte-americano. As cidades do oeste europeu e dos Estados Unidos que aparecem na lista são Juneau, no Alasca, Viena, na Áustria, Bruxelas, na Bélgica, e Copenhague, na Dinamarca.

Antes de Viena, a primeira cidade de um dos 20 países que compõem o Oeste Europeu aparecer na lista, é possível ver Cracóvia em décimo lugar. A capital austríaca, que está apenas nove posições depois, já foi governado por décadas pelo social-democracia e que desempenhou, pós Primeira Guerra Mundial até os anos 90, uma política habitacional popular. Ainda hoje há resquícios dessa empreitada, já que 25% das moradias em Viena pertencem ao Estado. 

A lista também conta com outros destinos mais ao leste do continente europeu, são eles: Pafos, no Chipre, Marmaris, na Turquia, e Bucareste, na Romênia.

Confira a lista completa:

1. Cuba

2. Cidade Antiga de Hoi An, Vietnã

3. Ilhas Maurício

4. Siem Reap, Camboja

5. Chiang Mai, Tailândia

6. Ilhas Cayman, Caribe

7. Fez, Marrocos

8. Baku, Azerbaijão

9. Katmandu, Nepal

10. Cracóvia, Polônia

11. Ho Chi Minh, Vietnã

12. Lanzarote, Ilhas Canárias

13. Santiago, Chile

14. Juneau, Alasca

15. Cidade do Panamá, Panamá

16. Ilha Panai, ilhas Visayas

17. Lombok, Indonésia

18. Ilha do Sal, Cabo Verde

19. Viena, Áustria

20. Pafos, Chipre

21. Agadir, Marrocos

22. Marmaris, Turquia

23. Bucareste, Romênia

24. Bruxelas, Bélgica

25. Copenhague, Dinamarca