Neste episódio do Histórias de Nossa Classe, Opera Mundi conversou com o presidente da Associação Heinrich Plagge, Tarcisio Tadeu, que foi funcionário da Volks nos anos 60 e 70, em São Bernardo, e participou das grandes greves do ABC da década de 80.
Na conversa, Tadeu comenta sobre episódios históricos que foram determinantes para a ascensão dos metalúrgicos enquanto categoria organizada, quando os sindicalistas conseguiram mobilizar milhares de trabalhadores para reivindicar direitos, como ajustes salariais e férias.
“Amor ao próximo sem consciência de classe é síndrome de estocolmo, aprendi isso em casa nos primeiros anos da minha juventude. A importância de saber nosso lugar no ciclo histórico e o valor do companheirismo eu entendi no chão da fábrica”, disse.
Histórias da Nossa Classe é uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista José Igor, em parceria com a Associação Heinrich Plagge, na qual as trabalhadoras e os trabalhadores do ABC relatam a resistência operária e as perseguições políticas sofridas pelos metalúrgicos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).