No sétimo episódio da série HISTÓRIAS DA NOSSA CLASSE, Opera Mundi conversa com o militante do Partido Comunista do Brasil João Batista Lemos, que foi membro do Comitê Central e iniciou sua militância no movimento operário nos anos 70, na fase de junção entre a Ação Popular e PCdoB.
Batista contou sobre seu trabalho de base na Volkswagen e Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, os movimentos contra a carestia e a luta por moradia que desaguou na ocupação do Centreville, que no mês de julho completará 40 anos.
“Nada é capaz de barrar a capacidade de luta e organização da classe trabalhadora. A luta de classes é um fato. Posso dizer com precisão matemática que, dessa longa marcha, a classe trabalhadora sairá vitoriosa, somos quem tudo produz e a nós tudo pertence”, disse João Batista Lemos.
Histórias da Nossa Classe é uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista José Igor em parceria com a Associação Heinrich Plagge, na qual as trabalhadoras e os trabalhadores do ABC relatam a resistência operária e as perseguições políticas sofridas pelos metalúrgicos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Veja o vídeo
José Igor/Reprodução
Opera Mundi conversa com o militante do Partido Comunista do Brasil João Batista Lemos