O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nova edição do Atlas Geográfico Escolar que contém mapas-múndi nos quais o Brasil aparece no centro do mundo.
A publicação, que faz parte da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, foi elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presidido pelo economista Marcio Pochmann.
Mapa do IBGE é entregue ao presidente Lula
O novo IBGE mostra o Brasil no centro do mundo
Todos os países possuem seu Símbolos Nacionais, entre eles a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. E são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com… pic.twitter.com/0fcsve29xy
— Marcio Pochmann (@MarcioPochmann) April 11, 2024
“O novo IBGE mostra o Brasil no centro do mundo”, escreveu Pochmann nas redes sociais. Segundo ele, os mapas também deveriam ter uso obrigatório em edifícios públicos, assim como a bandeira, por “representar a própria face de uma nação”.
“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa”, disse o economista, acrescentando que a publicação mostra como o país “é visto no mundo”.
Segundo Pochmann, Lula foi o primeiro a receber a nova versão do mapa. Ao comentar a novidade nas redes sociais, escreveu a seguinte legenda na foto da cartografia: “a terra é redonda”.
A terra é redonda. 🌎 https://t.co/IAsSbAQAp2
— Lula (@LulaOficial) April 12, 2024
Os mapas também destacam os integrantes do G20, grupo presidido pelo Brasil em 2024, e as nações com representação diplomática brasileira.
(*) Com Ansa