Depois de um mês e meio do 2º turno no Peru, o órgão eleitoral nacional proclamou nesta segunda-feira (19/07) Pedro Castillo, do partido Perú Libre, como novo presidente do país. O anúncio da declaração oficial repercutiu entre personalidades políticas dentro e fora da América Latina.
“É o triunfo da dignidade e da unidade do povo humilde sobre o neoliberalismo”, disse o ex-presidente boliviano Evo Morales no Twitter, afirmando que “Pedro vai ensinar a governar para pessoas mais marginalizadas e sacrificadas”.
Por sua vez, o brasileiro Jair Bolsonaro, via Twitter, cumprimentou Castillo. “Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano!”, disse, segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.
“Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano!”
— SecomVc (@secomvc) July 20, 2021
O presidente argentino Alberto Fernandez, que já havia manifestado saudações a Castillo em 10 de junho, quando os resultados eleitorais já eram conhecidos, reiterou os parabéns ao novo presidente peruano e afirmou que “juntos, trabalharemos por uma América Latina unida”.
Nicolás Maduro, mandatário da Venezuela, escreveu que felicita o povo peruano e o “professor Pedro Castillo”. “Um novo ciclo político está se abrindo e esperamos ter êxito para esta nação sul-americana”, declarou o presidente, afirmando ainda que “o povo da Venezuela abraça vocês, irmãos e irmãs”.
Felicito al pueblo peruano y al Profesor Pedro Castillo, quien ha sido proclamado hoy #19Jul, como nuevo Presidente del Perú. Se abre un nuevo ciclo político que deseamos sea de éxito para esta nación suramericana. El pueblo de Venezuela los abraza hermanos y hermanas. pic.twitter.com/9ED2zYZstl
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) July 20, 2021
Ainda na Venezuela, o ministro das Relações Exteriores também celebrou a notícia: “Sua eleição é um sinal da firme vontade democrática do povo peruano”, disse Jorge Arreaza, publicando um comunicado da chancelaria do país.
“Os humildes, os camponeses, os professores e as professoras, a classe operária, os jovens, os povos indígenas decidiram ser protagonistas e marcaram com seus votos o rumo que o Peru deve seguir, rumo a um novo horizonte de esperança, justiça e igualdade”, diz trecho da nota.
#COMUNICADO | Venezuela celebra el éxito de la histórica jornada electoral del #06Jun en la República del Perú ??, en la que resultó electo el Profesor Pedro Castillo Terrones como nuevo Presidente. Su elección es señal de la indoblegable voluntad democrática del pueblo peruano. pic.twitter.com/7zLs0uoQeB
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) July 20, 2021
Em Cuba, o presidente Miguel Díaz-Canel desejou felicidade e “sucesso em sua gestão”. Já o chanceler Bruno Rodríguez saudou Castillo e o povo peruano pela “histórica vitória nas urnas”.
¡Muchas felicidades presidente Pedro Castillo Terrones! Desde #Cuba lo saludamos y le deseamos éxito en su gestión. https://t.co/CJRfdWJ2yy
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) July 20, 2021
O México, através da Secretaria de Relações Exteriores, emitiu um comunicado dizendo que faz votos de iniciar o quanto antes a definição de prioridades conjuntas para atender à “ampla agenda bilateral”, e trabalhar” de forma coordenada nos níveis regional e multilateral em favor da América Latina e de seus povos”. O secretário da pasta, Marcelo Ebrard, disse que o México deseja “todo o sucesso(…) e saúda [o Peru] com todo apreço e fraternidade”.
O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, disse que continuará trabalhando em uma agenda de interesses comuns com Castillo “em benefício de ambas as nações”. E desejou sucesso na gestão.
“Nossos parabéns e eterno agradecimento por defender a democracia e a soberania popular na América Latina, assim como o povo irmão do Peru”, disse o ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya.
Verónika Mendoza, que foi também candidata de esquerda a presidência no 1º turno das eleições peruanas, pediu que “o governo seja o governo do povo, de mudança, unidade e paz”. Ela também afirmou que, “depois de mil manobras golpistas, no final prevaleceu a verdade e a vontade popular, como deveria ser em uma democracia” e concluiu: “Viva o Peru”.
Felicitaciones, una vez más, al presidente electo @PedroCastilloTe
Que su gobierno sea el gobierno del pueblo, del cambio, la unidad y la paz.
Luego de mil maniobras golpistas al final la verdad y la voluntad popular prevalecieron, como debe ser en democracia.
Que viva el Perú??— Verónika Mendoza (@Vero_Mendoza_F) July 20, 2021
Peru Libre/Twitter
Pedro Castillo é professor e sindicalista
O atual presidente peruano, Francisco Sagasti, que entrega o cargo para Castillo em 28 de julho, pediu que se olhe “com otimismo para o futuro do nosso país”. O atual mandatário lembrou que a proclamação do novo presidente do Peru aconteceu nove dias antes do bicentenário da independência do país. “Que este seja o início de uma nova etapa de reconciliação, consenso e unidade”, declarou.
Felicitando Pedro Castillo, o presidente da Colômbia, Ivan Duque, disse que vai continuar “trabalhando para fortalecer as relações econômicas, culturais e sociais”.
Enviamos un saludo de felicitación al Presidente electo del Perú, @PedroCastilloTe. Seguiremos trabajando en el fortalecimiento de nuestras relaciones económicas, culturales y sociales.
— Iván Duque ?? (@IvanDuque) July 20, 2021
O também direitista Guillermo Lasso, recém eleito presidente no Equador, disse que estende suas felicitações ao povo peruano “pelo encerramento da jornada democrática” e que espera fortalecer as relações entre os dois países “com abertura, cooperação e diálogo”.
Extiendo mis felicitaciones al pueblo peruano por el fin de la jornada democrática. Éxitos en su gestión presidente @PedroCastilloTe, esperamos fortalecer las relaciones entre Ecuador y Perú con apertura, cooperación y diálogo.
— Guillermo Lasso (@LassoGuillermo) July 20, 2021
A Embaixada dos Estados Unidos no Peru felicitou o povo peruano pelas “eleições presidenciais e legislativas bem-sucedidas” e disse que valoriza “os laços profundos” que espera fortalecer com Castillo.
Luis Almagro, secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) parabenizou Castillo pela vitória eleitoral e disse que “asseguramos o compromisso de fortalecermos nosso trabalho [da OEA] junto ao novo governo do Peru”.
Felicito a @PedroCastilloTe por su victoria en las elecciones y le aseguramos nuestro compromiso que desde la @OEA_oficial fortaleceremos nuestro trabajo con el nuevo gobierno de Perú
— Luis Almagro (@Almagro_OEA2015) July 20, 2021
Pedro Castillo, nascido em Puna, uma cidade da região de Cajamarca, ficou conhecido nacionalmente ao liderar uma greve de professores por melhores salários em 2017, paralisação que durou 75 dias e se espalhou por quase todo o Peru. Ele venceu o segundo turno do pleito presidencial com 50,13% dos votos, contra 49,87% de Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori. Em seu primeiro discurso após proclamação nesta segunda, pediu a mais “ampla unidade” dos peruanos.