A exposição virtual “Viagem aos campos de refugiados Saarauís“, curada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Berenice Bento, mostra o dia-a-dia de um dos cinco campos de refugiados do povo o que foi expulso de suas terras e, hoje, vive na parte argelina do deserto do Saara.
Com um arquivo repleto de fotos e textos informativos, a exposição tem o objetivo de contribuir para visibilizar a luta do povo saarauí contra o colonialismo marroquino e pela autodeterminação do povo. O material foi coletado por Bento, que visitou o local entre os dias 22 e 29 de fevereiro deste ano.
Dentro da exposição virtual, é possível se aproximar do povoado, descobrir a história dos saarauís, sua luta pela terra e conhecer mais sobre o cotidiano dos que ali vivem. Por meio de fotos e textos, são exibidos episódios como a Maratona Sahara, a Festa Nacional, que celebra o dia de fundação da República Árabe Saarauí Democrática (RASD), e como se formaram os campos de refugiados.
No local, a professora visitou o campo de refugiados Bojador e ficou hospedada na casa de uma família local. A exposição é gratuita e pode ser acessada por tempo ilimitado.
Divulgação
Exposição virtual mostra um dos cinco campos de refugiados que fica na parte argelina do deserto do Saara