Carl Maria Friedrich Ernest von Weber, compositor romântico alemão, morre em Londres em 5 de junho de 1826. Barão e compositor, foi um dos primeiros músicos significativos da era romântica. Interessado em novas sonoridades e combinações instrumentais, tornou-se um dos maiores compositores do Ocidente. Na transição do Classicismo para o Romantismo, sua obra introduziu a nova estética na Alemanha. Foi também pioneiro do drama musical alemão com sua composição operística Der Freischütz (O Franco-Atirador). Seu trabalho influenciou a criação musical de Wagner. Destacou-se como pianista, violinista e teórico do Romantismo.
Nasceu em Eutin, perto de Lübeck, em 18 de novembro de 1786. Seu pai era oficial militar, que, no entanto, se dedicava a tocar violino, suas quatro primas eram cantoras conhecidas e uma delas, Constanze, veio a ser a esposa de Mozart.
Weber teve saúde frágil na infância e sofreu de dor congênita nas cadeiras. Acompanhou a família em inúmeras viagens em que seu pai costumava dar concertos de violino. O pai queria que Weber fosse como Mozart, um menino prodígio. Aprendeu a cantar e tocar piano desde tenra idade, apesar de não ter podido andar até os quatro anos.
O irmão de Joseph Haydn, Michael lhe deu em 1798 aulas em Salzburgo, cidade com grande tradição musical onde a família havia se instalado. Pouco depois, ao morrer a mãe, a família muda-se para Munique. Ali, Weber compôs sua primeira obra. Tomou aulas de composição e de canto e logo começou a tocar piano em público.
Três anos depois, a família regressou a Salzburgo e Weber retomou os estudos com Michel. Em 1803, foi nomeado regente da orquestra de Breslau, cidade de tamanho médio no leste da Alemanha, quando não havia cumprido ainda 18 anos. Nesse cargo adquiriu conhecimentos cênicos que o converteram no compositor com maior domínio das técnicas teatrais.
Durante os anos subsequentes, Weber teve vários empregos, nos quais prosseguia aperfeiçoando sua arte. Compôs diversas obras, inclusive óperas, que, no entanto, não tiveram o êxito esperado. Em 1811, realizou uma turnê de concertos, na qual estabeleceu amizades com pessoas influentes. Em Munique apresentou a ópera Abu Hassan que tinha escrito em anos anteriores, por fim uma camposição sua a ter acolhida favorável do público. Em 1813, aceita o cargo de regente da orquestra de Praga, onde permaneceu por três anos. Ali, compôs algumas de suas melhores obras para piano e as interpretou com sucesso.
NULL
NULL
De Praga mudou-se para Dresden, onde também ocupou o posto de diretor de orquestra. Voltou a compor música de ópera, realizando diversas composições dentro deste gênero. Mais adiante se pôs a trabalhar em sua ópera mais famosa, Der Freischütz (“O Franco-atirador”), que concluiu em meados de 1820. A estreia no ano seguinte em Berlim foi um sucesso estrondoso.
As condições econômicas de Weber em seu posto em Dresden não melhoraram. Ainda assim não aceitou ofertas mais vantajosas em outras ciudades, preferindo ser leal a seus compromisssos. Escreveu uma segunda ópera, Euryanthe, que igualmente colheu grande êxito.
Quando já se aproximava o final de seus dias, sua saúde começou a piorar. Recebeu uma encomenda de Londres para compor uma ópera em inglês, que seria sua terceira grande obra cênica: Oberon. Pôs-se a trabalhar de imediato e aprendeu o idioma com tal grau de perfeição, que em todo o libreto só se encontrou um único erro gramatical. Alguns meses antes da estreia se mudou para Londres, onde, durante os ensaios, sua saúde foi piorando. Pouco depois da estreia da ópera, que foi acolhida triunfalmente, Weber morre na casa de seu anfitrião, devido a uma infecção pulmonar.
Também nesta data:
1947 – Secretário de Estado dos EUA anuncia Plano Marshall
1968 – Senador Robert Kennedy é baleado após discurso
1971 – Morre o filósofo húngaro Georg Lukács