Atualizada em 14/12/2018 às 15:40
O norueguês Roald Amundsen tornou-se o primeiro explorador a chegar ao Pólo Sul em 14 de dezembro de 1911, suplantando seu rival britânico, Robert Falcon Scott.
Amundsen, nascido em Borge, perto de Oslo, em 1872, representa uma das grandes figuras da exploração polar. Em 1897, foi o primeiro imediato numa expedição belga que pela primeira vez passou o inverno na Antártica. Em 1903, conduziu uma embarcação a vela de 47 toneladas, a Gjöa, por meio dos Northwest Passages (Estreitos do Noroeste) e ao redor da costa canadense.
Amundsen planejou ser o primeiro homem a viajar até o Pólo Norte e esteve prestes a embarcar com esta finalidade em 1909, quando tomou conhecimento de que o norte-americano Robert Peary tinha completado a façanha.
Expedição ao sul
Amundsen deu por terminado seus preparativos e em junho de 1910 navegou em direção à Antártica, para onde o explorador inglês também se dirigia com o objetivo de atingir o Pólo Sul. No começo de 1911, Amundsen guiou seu navio em direção à Baía de Gales da Antártica e lá montou um acampamento base aproximadamente 100 quilômetros mais perto do pólo do que Scott.
Em outubro, ambos os exploradores se dirigiram a seu objetivo – Amundsen, usando um trenó puxado por cães e Scott, empregando trenós siberianos motorizados, pôneis siberianos e cães.
Em 14 de dezembro Amundsen ganhou a corrida e retornou são e salvo a sua base no final de janeiro.
A expedição de Scott, porém, foi menos afortunada. O motor do trenó entrou em pane, os pôneis tiveram de ser sacrificados e os cachorros precisaram ser devolvidos para a retaguarda enquanto Scott e quatro companheiros continuaram a pé. Em 18 de janeiro de 1912 alcançaram o pólo apenas para ver que Amundsen os havia precedido em mais de um mês.
Na volta o tempo estava excepcionalmente mau – dois membros de sua equipe morreram – e mais tarde uma tempestade de neve atingiu Scott e os outros dois sobreviventes na tenda que haviam montado a somente 16 quilômetros de sua base. O corpo congelado de Scott foi encontrado quase um ano depois.
Outras façanhas
Após a histórica jornada na Antártica, Amundsen montou um bem-sucedido negócio ligado à navegação. Anos depois, fez algumas tentativas de se tornar o primeiro homem a sobrevoar o Pólo Norte. Em 1925, a bordo de um aeroplano, voou para chegar a cerca de 250 quilômetros do objetivo.
Em 1926, passou sobre o Pólo Norte pilotando um dirigível. Muitos historiadores consideram que Amundsen foi o primeiro a sobrevoar o Pólo Norte.
wikicommons
Amundsen planejou ser primeiro homem a viajar até o Pólo Norte