Em protesto contra a Inglaterra, que mantinha uma taxa salgada sobre a importação de chá nas colônias, norte-americanos disfarçados de índios jogaram nas águas do porto de Boston cerca de 350 caixas de folhas de chá, antes embarcadas em três navios da Companhia das Índias Ocidentais.
A revolta do 'Tea Party' de Boston aconteceu em 16 de dezembro de 1773. O rei George III decidiu em represália fechar o porto de Boston na expectativa de que toda a mercadoria fosse reembolsada. Esta rebelião norte-americana foi um dos primeiros sinais do mal-estar entre a coroa britânica e suas 13 colônias da América. O movimento de rebeldia deu início ao processo de independência da América do Norte.
Tudo começou em maio de 1773, quando o governo britânico promulgou uma lei, a Tea Act of 1773, isentando a Companhia das Índias Ocidentais de taxas ligadas à venda do chá. Com isso, esperava poder salvá-la da falência, lhe concedendo o monopólio do produto junto às colônias.
Wikimedia Commons
Quadro chamado ‘A destruição do chá no porto de Boston’
Contudo, diante da injustiça das altas taxas e à ruína dos mercados paralelos – a baixa da taxa permitia à Companhia impedir até o contrabando para a América pelos mercadores holandeses e muitos colonos viam o ato como outro exemplo de tirania tributária – um grupo de colonos se revoltou e invadiu navios da companhia descarregando toda a carga de chá no mar.
Desde então, o conflito aumenta, notadamente com a votação de leis de coerção: reforços militares são enviados a Massachusetts, o porto de Boston é fechado a fim de arruinar a cidade e os privilégios dessa colônia são suprimidos. Por sua vez, os colonos, especialmente o grupo dos “Filhos da Liberdade” (Sons of Liberty) se preparam para tomar as armas.
O Parliament, sentindo-se ultrajado pela ostensiva destruição de propriedade britânica, aprovou os Coercive Acts (Leis Coercitivas), também conhecidas como Intolerable Acts (Leis Intoleráveis), em 1774.
As Leis Coercitivas fecharam o porto para o comércio naval, estabelecendo o governo militar na colônia, tornando os funcionários britânicos imunes a qualquer processo criminal e exigindo dos colonos aquartelarem suas tropas.
Como consequência, os colonos convocaram o primeiro Congresso Continental para apreciar a possibilidade de uma ação unificada de resistência a Inglaterra.
Atualmente, setores ultraconservadores dos Estados Unidos criaram, para efeitos propagandísticos, uma organização denominada “Tea Party” que lembra o “Boston Tea Party” e que pode ser entendido também como Partido do Chá.
Também nesta data:
1916 – É assassinado o místico russo Rasputin
1965 – Morre em Nova York, aos 75 anos, o tenor italiano Tito Schipa
1997 – Tribunal de Imola, Itália, absolve os seis acusados da morte de Ayrton Senna