Em 12 de dezembro 2000, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu em uma votação de 7 a 2 que a decisão do Tribunal da Flórida exigindo uma recontagem dos votos em todo o estado era inconstitucional. Assim, o que havia sido certificado deveria ser mantido. O resultado, na prática, confirmou o republicano George W. Bush como o presidente eleito dos Estados Unidos.
A eleição presidencial de 2000 foi uma disputa entre o candidato republicano George W. Bush, então governador do Texas, e filho do ex-presidente George H. W. Bush (1989-1993), contra o candidato democrata Al Gore, então vice-presidente do país. Bush ganhou as eleições de 7 de novembro por uma margem estreitíssima, de apenas 271 votos no Colégio Eleitoral, contra os 266 de Gore, com a abstenção de um único eleitor.
Esta eleição ficou marcada pela controvérsia sobre a concessão dos 25 votos eleitorais no Colégio Eleitoral da Flórida, o subsequente processo de recontagem dos votos nesse estado e o acontecimento invulgar de o candidato vencedor ter recebido menos votos populares do que o perdedor: Gore somou 50.999.897 votos contra 50.456.002 de Bush. Mas nos EUA, não é o voto da maioria dos eleitores que vale, e sim a composição do Colégio Eleitoral eleito para a ocasião. Essa era a quarta eleição norte-americana em que o vencedor no Colégio Eleitoral tinha menos votos do que o perdedor.
Com exceção da Flórida e do estado natal de Al Gore, o Tennessee, Bush ganhou nos estados do Sul por margens confortáveis – inclusive o estado natal do presidente Bill Clinton, Arkansas, assegurando também vitórias em Ohio, Indiana, na maioria dos estados rurais do Centro-Oeste, na maioria dos estados das Montanhas Rochosas e no Alasca.
Gore venceu nos estados do nordeste dos Estados Unidos, com a única exceção de New Hampshire, a maior parte dos estados rurais da região Centro-Oeste Superior e em todos os estados da Costa do Pacífico (Washington, Oregon e Califórnia). Gore venceu também no Havaí.
A medida que a contagem avançava, os resultados num punhado de estados de pequeno e médio porte, incluindo Wisconsin e Iowa, estavam apertados. No entanto, seria o estado da Flórida o fiel da balança.
Wikimedia Commons
Após um mês da eleição, Suprema Corte norte-americana proclama o resultado final do pleito a favor do republicano
Na manhã seguinte, Bush já tinha conquistado um total de 246 delegados, enquanto Gore abocanhara 255 votos. Seriam necessários 270 para um deles sair vencedor. Dois estados menores, Novo México (5 votos) e Oregon (7 votos), ainda se mantinham na disputa.
Foi na Flórida, com seus 25 votos, que os meios de comunicação social concentraram a sua atenção. Ao fim, penderam em favor de Gore. Matematicamente, os 25 votos da Flórida tornaram-se a chave para a vitória de qualquer um dos lados.
O resultado final, passado um mês após o início da apuração dos votos da Flórida, ainda não era conhecido, devido vários problemas na contagem e na recontagem.
O centro da controvérsia pós-eleitoral girou em torno de pedido de Gore para recontagens manuais em quatro condados – Broward, Miami Dade, Palm Beach e Volusia. A Secretária de Estado da Flórida, Katherine Harris, anunciou que ela iria rejeitar quaisquer revisões dos totais desses condados se não fossem entregues até 14 de novembro. O Supremo Tribunal da Flórida estendeu o prazo para 26 de novembro, decisão posteriormente anulada pela Suprema Corte. Miami-Dade interrompeu a recontagem e transmitiu a totalização original para o conselho de prospecção do estado, enquanto Palm Beach não conseguia cumprir o prazo.
Em 26 de novembro, o conselho certificou Bush como o vencedor.
Gore contestou formalmente os resultados e o Supremo Tribunal da Flórida ordenou a recontagem manual de mais de 70 mil votos. A Suprema Corte norte-americana, porém, revogou a decisão, proclamando o resultado final do pleito a favor do republicano.
Também nesta data:
1897 – Tirinha mais antiga do mundo é impressa pela primeira vez
1901 – Marconi envia mensagem em código Morse para outro continente
1913 – Mona Lisa é recuperada em Florença após furto
1936 – General Xiang Kai-Shek é sequestrado em Xian
1963 – Quênia se torna independente
1980 – Leicester Codex, obra-prima de Da Vinci, é leiloado