Opera Mundi estreia nesta segunda-feira (15/08) o programa Outubro, a nova atração no canal do Youtube, inteiramente dedicada à informação e à análise do processo eleitoral.
Outubro será exibido às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h, ao vivo, com a apresentação do jornalista Breno Altman. Cada dia com um trio fixo de convidados.
Às segundas-feiras, os participantes serão o ex-ministro José Dirceu, a socióloga Maria Caramez Carlotto e o historiador Valério Arcary. Conheça mais sobre cada um:
José Dirceu
Filiado ao Partido dos Trabalhadores, que presidiu em três ocasiões, Dirceu foi deputado estadual e federal pelo Estado de São Paulo e também ministro-chefe da Casa Civil durante o primeiro governo Lula.
Autor dos livro Zé Dirceu, Memórias (Geração Editorial) e Tempos de Planície (Alameda), o ex-ministro iniciou a vida política no movimento estudantil.
Maria Caramez Carlotto
Carlotto é doutora em sociologia pela Universidade São Paulo (USP), professora da Universidade Federal do ABC e presidente da Associação dos Docentes da instituição.
É autora dos livros Veredas da mudança na ciência brasileira: discurso, institucionalização e práticas no cenário contemporâneo (Editora 34, 2013) e Acesso negado: Propriedade intelectual e democracia na era digital (Edições Sesc SP, 2019).
Valério Arcary
Valério Arcary é professor titular no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), doutor em história pela USP e militante de esquerda desde a Revolução dos Cravos, em Portugal.
Recentemente, publicou o livro Ninguém disse que seria fácil, que reúne 42 artigos escritos ao longo dos últimos anos, período marcado por derrotas da esquerda e pela ascensão da extrema direita no país.
Mesas da semana
Além das segundas, o programa segue às quartas com o trio integrado pela jornalista Manuela D’Ávila, o historiador Valter Pomar e a economista Juliane Furno.
Por fim, às sextas-feiras os convidados serão o ex-deputado José Genoíno, a professora Letícia Parks e o jornalista Igor Felippe.
Outubro é um programa comprometido com diversidade e qualidade, marca fundamental de Opera Mundi, para que o público tenha acesso a análises aprofundadas das eleições mais importantes de nossa história.